Tempo de Defensoria

Escrito por Mariana Lobo ,

Recentemente, tive a grata surpresa de ouvir em discurso o presidente do STF, Dias Toffoli, que “a melhor instituição do País é a Defensoria”. Como esta é a instituição que escolhi, por vocação e amor, não poderia discordar, mas tal afirmação me trouxe certa inquietação: em que tempo mudamos a opinião da principal autoridade do Judiciário brasileiro e deixamos a posição de “recém-chegados” para “baluartes”?

Acredito que o ministro se referia à função essencial ao Estado Democrático de Direito que a instituição tem imprimido ao longo dos anos. Nestes austeros tempos, onde há grande instabilidade nos direitos constitucionalmente garantidos, a população encontra uma Defensoria de portas abertas, atuante, aguerrida, em vigília e retaguarda. E não são poucas – nem tampouco fáceis – as arenas em que defensores batalham em prol dos necessitados.

O modelo público de defesa do Brasil é um dos mais completos do mundo: a Constituição Federal diz que cabe à instituição “orientação jurídica, a promoção dos direitos humanos e a defesa, em todos os graus, judicial e extrajudicial, dos direitos individuais e coletivos, de forma integral e gratuita, aos necessitados”. É o modelo de assistência integral aos vulneráveis, com o acompanhamento de causas no judiciário, mas ampliada sua capilaridade com o auxílio de políticas públicas, tutela coletiva, solução extrajudicial de conflitos e educação em direitos. 

Hoje, me despeço da função que exerci nos últimos quatro anos, ao ter a honra de ser conduzida por meus pares à frente da Defensoria Geral, com indicação do governador. Meu sentimento é de gratidão aos colegas, colaboradores que nos auxiliaram nesta missão e vibraram a cada nova conquista. E não foram poucas. Imprimimos um ritmo de avanço, crescimento e fortalecimento em todas as áreas, saio transformada e motivada para novas batalhas em prol deste modelo de garantia de direitos de quem mais precisa.

Mariana Lobo
Defensora Pública Geral do Estado do Ceará

Jornalista
Gilson Barbosa
08 de Maio de 2024
Médico especialista em reprodução humana
Marcelo Cavalcante
05 de Maio de 2024
Jornalista. Analista Judiciário (TRT7) e Mestrando em Direito (Uni7)
Valdélio Muniz
05 de Maio de 2024
Professor aposentado da UFC
Gonzaga Mota
03 de Maio de 2024
Jornalista e senador constituinte
Mauro Benevides
02 de Maio de 2024