Por que a sua empresa não cresce?

Empresas que não gerenciam bem seus recursos financeiros podem enfrentar dificuldades na hora de investir em novas oportunidades

Escrito por Haroldo Matsumoto ,
Especialista em marketing e gestão e sócio-diretor da Prosphera Educação Corporativa – consultoria multidisciplinar de gestão de negócios
Legenda: Especialista em marketing e gestão e sócio-diretor da Prosphera Educação Corporativa – consultoria multidisciplinar de gestão de negócios

Objetivo comum a todos os empreendedores, conduzir uma empresa ao crescimento costuma ser uma tarefa complexa. Muitas vezes, infelizmente, essa meta pode não ser alcançada e os fatores que impedem a expansão do negócio podem ser inúmeros.
 
Para começar, a falta de crescimento pode estar relacionada a um planejamento inadequado. Não ter uma visão clara e metas definidas, pode ser um dos maiores obstáculos para o desenvolvimento de uma empresa. Dessa forma, as equipes dos diferentes setores do negócio podem, facilmente, se perder em suas operações diárias. A ausência de um plano estratégico ou a existência de um planejamento inadequado também podem levar a decisões impulsivas, que comprometam a viabilidade a longo prazo.
 
Em paralelo, existe a necessidade fundamental de compreender o mercado-alvo. O planejamento inadequado associado à falta de pesquisa de mercado, por exemplo, pode agravar a tomada de decisões, especialmente em relação à escolha errada de produtos ou serviços e a uma falha em identificar oportunidades de nicho.
 
Na sequência vem a questão da adaptabilidade, aspecto crucial para o crescimento das empresas. Aqui, falo diretamente com os gestores que resistem a inovações e mudanças de mercado. Essa resistência pode ser cultural, seja pelo costume em relação aos métodos tradicionais de operação ou gestão, ou até mesmo devido à falta de investimento em tecnologia e novos processos. Como consequência, o negócio pode ser literalmente passado para trás pela concorrência.
 
Aliás, a presença de concorrentes fortes pode ser outro fator para dificultar o crescimento da empresa. Aquelas que não se destacam em termos de qualidade, preço ou inovação podem perder espaço no mercado. Dessa forma, classifico como fundamental a análise contínua da concorrência e a busca por maneiras de se diferenciar.
 
Outro ponto que pode prejudicar o desempenho geral da empresa é a gestão ineficaz, que pode ser influenciada, diretamente, pela falta de uma liderança inspiradora ou pela centralização de responsabilidades por parte do gestor. Uma equipe desmotivada e mal liderada tende a ter um desempenho abaixo do esperado, afetando diretamente o desenvolvimento de processos e o crescimento do negócio.
 
Junto às questões gerenciais, vem a saúde financeira do negócio. Empresas que não gerenciam bem seus recursos financeiros podem enfrentar dificuldades na hora de investir em novas oportunidades. Além disso, a falta de capital de giro pode limitar a capacidade de atender a um aumento na demanda.
 
Por fim, destaco a falta de uma estratégia de marketing robusta para que a empresa possa alcançar novos clientes e expandir sua base de consumidores e os problemas nas áreas de atendimento e satisfação ao cliente como outros pontos relevantes para um crescimento sustentável. Afinal, não atingir o público desejado e não atender os clientes adequadamente levam a experiências negativas, o que prejudica a reputação da empresa e a afasta de novos consumidores potenciais.
 
Ressalto, que identificar e entender os motivos que impedem o crescimento de um negócio são fundamentais para que seja possível superar essas barreiras. Com um planejamento adequado, uma equipe motivada e uma estratégia de marketing eficaz, torna-se possível criar um caminho para o crescimento sustentável. Da mesma forma, adaptar-se às mudanças do mercado e investir em inovações são práticas fundamentais para garantir que a empresa não apenas sobreviva, mas prospere.

Tales de Sá Cavalcante é educador
Tales de Sá Cavalcante
19 de Outubro de 2024
Marisa Benevides é idealizadora da Casa Encantada do Papai Noel
Marisa Benevides
19 de Outubro de 2024
Professor Aposentado da UFC
Gonzaga Mota
18 de Outubro de 2024
Túlio Sugette de Aguiar é diretor médico do Hospital Oto Santos Dumont
Túlio Sugette de Aguiar
18 de Outubro de 2024
Moacir Ribeiro da Silva é agente de propriedade intelectual
Moacir Ribeiro da Silva
16 de Outubro de 2024
Rivânio Paulino da Silva é professor e diretor de gestão estratégica do ISGH
Rivânio Paulino da Silva
15 de Outubro de 2024
Consultor pedagógico
Davi Marreiro
15 de Outubro de 2024
José Pereira de Oliveira é diretor clínico e técnico do Hospital Psiquiátrico São Vicente de Paulo
José Pereira de Oliveira
14 de Outubro de 2024
Christine Muniz é presidente da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia - Seção Ceará (SBOT-CE)
Christine Muniz
13 de Outubro de 2024
Médico Sanitarista e Gestor em Saúde
Álvaro Madeira Neto
13 de Outubro de 2024