O setor de materiais de construção e a economia cearense

Escrito por Carlito Lira ,
Legenda: Carlito Lira é vice-presidente da Associação Nacional dos Comerciantes de Material de Construção (Anamaco) e Vice-Presidente da Associação do Comércio de Materiais de Construção do Ceará (Acomac-CE)

Nos meses finais do ano, o setor de materiais de construção vive, tradicionalmente, a expectativa de alta nas vendas. Afinal, é nesse período que muitas pessoas reformam a casa, o apartamento ou o ambiente comercial, visando o início do novo ano. Esse movimento reforça a importância do segmento para a economia do Estado. Tanto no varejo quanto no atacado, ele desempenha papel fundamental, pois gera empregos, impulsiona o setor imobiliário e contribui para a melhoria habitacional.

Em relação às vagas de trabalho, o setor de materiais de construção é um dos maiores empregadores no Ceará, oferecendo oportunidades diretas e indiretas, o que ajuda a reduzir a taxa de desemprego e a melhorar a qualidade de vida da população. Além disso, esse importante segmento é um dos importantes elos do ecossistema da construção do comércio. A disponibilidade de materiais de construção de qualidade e preços acessíveis estimula a construção e o  desenvolvimento urbano, contribuindo para a valorização de imóveis e o crescimento do mercado imobiliário.

Parte do crescimento econômico experimentado pelo Ceará se deve aos investimentos em infraestrutura. O comércio de materiais de construção participa disso, fornecendo os recursos para edificar residências, instalações industriais, estradas, pontes, entre outros projetos que melhoram a logística, a conectividade e a competitividade do Estado. Além disso, o comércio de materiais de construção contribui muito para a arrecadação de impostos e, consequentemente, para a receita do governo. Os impostos gerados são investidos em serviços públicos, beneficiando toda a população cearense.

Por fim, o segmento do comércio de materiais de construção não se restringe às cidades de maior porte, pois está presente em todos os municípios do Ceará e do Brasil. Isso promove o desenvolvimento ao criar oportunidades de novos negócios, geração de empregos e melhoria da renda.  Dessa forma, o comércio de materiais de construção desempenha um papel muito importante na economia do Ceará e do país, moldando o seu crescimento.

Carlito Lira é presidente da Associação dos Comerciantes de Materiais de Construção do Ceará (ACOMAC-CE)

Renata Fernandes é diretora da Associação Fortaleza Azul (FAZ) e mãe de autista
Renata Fernandes
02 de Março de 2024
Flaviana Lopes dos Santos é analista de ativos e configuração da Golden Cloud
Flaviana Lopes dos Santos
02 de Março de 2024
Jornalista e senador constituinte
Mauro Benevides
29 de Fevereiro de 2024
José Luiz Medrado é gestor comercial da MRV no Ceará
José Luiz Medrado
29 de Fevereiro de 2024
Robinson de Castro é presidente do Grupo Controller
Robinson de Castro
28 de Fevereiro de 2024
Alessandra Augusto é psicóloga
Alessandra Augusto
27 de Fevereiro de 2024
Jornalista. Analista Judiciário (TRT7) e Mestrando em Direito (Uni7)
Valdélio Muniz
26 de Fevereiro de 2024
Marcos Venício é gerente de marketing do Centro Fashion
Marcos Venício
25 de Fevereiro de 2024
Val Freitas é sócia da Repense Financeira
Val Freitas
24 de Fevereiro de 2024