O impacto da IA nos processos de aprendizagem dentro das corporações

Escrito por Samir Iásbeck ,
Samir Iásbeck é CEO e Fundador do Qranio
Legenda: Samir Iásbeck é CEO e Fundador do Qranio

À medida que a Inteligência Artificial (IA) evolui, redefine o cenário empresarial em diversas frentes, e uma das áreas mais impactadas é a aprendizagem corporativa. À medida que as organizações buscam se manter competitivas em um mundo cada vez mais digital, a implementação da tecnologia nos processos de aprendizagem torna-se não apenas uma opção, mas uma necessidade estratégica.

Falando de processos de aprendizagem, essa ferramenta permite a personalização eficiente dos programas de treinamento para atender às necessidades individuais dos funcionários. Por meio da análise de dados, algoritmos inteligentes podem identificar lacunas de habilidades, preferências de aprendizado e ritmo individual de cada colaborador. Isso resulta em um treinamento mais direcionado e eficaz, otimizando o tempo e os recursos investidos.

Com a implementação de sistemas de aprendizagem adaptativa, por exemplo, as empresas podem oferecer cursos e módulos que se ajustam dinamicamente com base no desempenho do usuário. Desta forma, os colaboradores avançam no treinamento de acordo com seu ritmo e compreensão, maximizando seu potencial de conhecimento.

Além disso, utilizar de técnicas de gamificação impulsionadas pela IA pode tornar o aprendizado mais envolvente e motivador. Algoritmos podem adaptar dinamicamente os desafios e recompensas com base no desempenho do indivíduo, mantendo os colaboradores engajados ao longo do tempo. 

Aqueles que adotam essas tecnologias, é crucial encontrar um equilíbrio entre a automação impulsionada pela IA e a necessidade contínua de habilidades humanas, como criatividade e resolução de problemas. O futuro da aprendizagem corporativa será moldado pela integração inteligente de tecnologias emergentes, com a IA desempenhando um papel central na promoção de ambientes de aprendizagem dinâmicos e eficazes.

Samir Iásbeck é CEO e Fundador do Qranio

Flávia Marçal é advogada, doutora em Ciências Sociais e professora da UFRA |  Lucelmo Lacerda é doutor em Educação
Flávia Marçal | Lucelmo Lacerda
08 de Abril de 2024
Daniela Botelho é presidente da Associação Fortaleza Azul – FAZ e psicopedagoga
Daniela Botelho
06 de Abril de 2024
Christine Muniz é presidente da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia - Seção Ceará (SBOT-CE)
Christine Muniz
06 de Abril de 2024