O fomento e o desenvolvimento

Escrito por Romeu Aldigueri ,
Deputado estadual (PDT)
Legenda: Deputado estadual (PDT)
O lançamento de uma Agência de Fomento do Ceará representa uma daquelas boas notícias que tendem a não gerar tanto impacto imediato na comunicação e não produzir um burburinho à altura dos benefícios.

O fomento, que injeta possibilidades na vida das famílias que querem ou precisam empreender, chega “na ponta”, uma expressão que indica o fim de um longo e tortuoso percurso pelo qual o dinheiro público transita até chegar em quem deve.

Crédito para quem já tem dinheiro nunca foi problema no Brasil. Educação de qualidade também não. O que o Ceará vem fazendo há cerca de duas décadas é invertendo essa lógica. A escola pública do nosso estado já tem índices iguais ou até melhores que as escolas particulares.
 
Pois bem, a nossa agência de fomento, que será regulada e fiscalizada pelo Banco Central, abre as possibilidades de obtenção de crédito, de financiamento e crescimento da própria instituição para que a cada ano ela possa atender mais famílias do nosso Estado.
Um instrumento que nasce para melhorar programas, atender famílias de todos os municípios e fortalecer uma rede já existente, porém em constante necessidade de melhorias sobretudo naquele desafio mais pragmático e necessário para a criação de um negócio que é crédito.

Chamo a atenção das pessoas em função do caráter estratégico dessa iniciativa, porque ela não é isolada. Nós nos mantemos na vanguarda latino-americana da educação pública, universalizaremos o ensino integral, revolucionamos no combate à fome, inovamos quando crescemos mais que todo o Nordeste com equilíbrio fiscal, e agora criamos um mecanismo austero, funcional, formal, equilibrado para financiar o empreendedorismo.

A agência terá o papel de captação de novos recursos, seja de bancos ou fundos, públicos ou privados, com um foco claro e objetivo: o apoio ao microempreendedor cearense. Estamos fortalecendo a base da sociedade para dividir as riquezas e não para criar ilhas distantes de excelência como aconteceu em toda a nossa história.

E quando percebemos o que isso pode representar principalmente no interior do estado, na transformação das famílias, já seremos exemplo nacional mais uma vez.
 
Romeu Aldigueri é deputado estadual (PDT)
Renata Fernandes é diretora da Associação Fortaleza Azul (FAZ) e mãe de autista
Renata Fernandes
02 de Março de 2024
Flaviana Lopes dos Santos é analista de ativos e configuração da Golden Cloud
Flaviana Lopes dos Santos
02 de Março de 2024
Jornalista e senador constituinte
Mauro Benevides
29 de Fevereiro de 2024
José Luiz Medrado é gestor comercial da MRV no Ceará
José Luiz Medrado
29 de Fevereiro de 2024
Robinson de Castro é presidente do Grupo Controller
Robinson de Castro
28 de Fevereiro de 2024
Alessandra Augusto é psicóloga
Alessandra Augusto
27 de Fevereiro de 2024
Jornalista. Analista Judiciário (TRT7) e Mestrando em Direito (Uni7)
Valdélio Muniz
26 de Fevereiro de 2024
Marcos Venício é gerente de marketing do Centro Fashion
Marcos Venício
25 de Fevereiro de 2024
Val Freitas é sócia da Repense Financeira
Val Freitas
24 de Fevereiro de 2024