O ambiente de trabalho do futuro

Escrito por Matheus Brito ,
Matheus Brito é sócio-diretor da Unijuris
Legenda: Matheus Brito é sócio-diretor da Unijuris
Construir um espaço de trabalho pensando no futuro é também pensar nas diversas formas de como esse trabalho pode ser desenvolvido. Atualmente, a maioria das pessoas busca investir no seu sucesso individual profissional, essa é uma tendência que se consolida no Brasil: o empreendedorismo, a autonomia e a possibilidade de criar o seu próprio negócio. Em muitas profissões, como no caso da advocacia, esse passo de iniciar um trabalho autônomo também implica em uma série de gastos, incluindo a instalação de um escritório próprio e todas as burocracias que estão envolvidas em ter um espaço profissional. 
 
Nesse momento, muitos acabam desistindo de ter a sua independência financeira e retomam às grandes empresas já consolidadas no mercado. Nesse ponto, podemos falar nos ambientes de trabalho do futuro, que, na verdade, já estão presentes em muitos locais do Brasil. Estamos falando dos escritórios inteligentes, que muitos chamam de Coworking. Um local de compartilhamento de espaços e de ideias, que, segundo pesquisas, pode reduzir até 90% o custo de profissionais autônomos com espaço de trabalho. 
 
Sem dúvidas, não há como pensar em formato de trabalho, sem pensar em onde esse trabalho vai ser realizado, em qual ambiente e qual será sua estrutura. Mas isso não deve ser um impeditivo para que as pessoas busquem sua independência profissional, como citado nesse artigo, há outras possibilidades que facilitam esse processo. Além dos Coworkings, os profissionais que têm um formato de trabalho flexível também podem iniciar esse projeto utilizando o Home Office. 
 
Para tudo, há uma solução. O mais importante é superar os obstáculos iniciais e não desistir dos seus objetivos, buscando sempre alternativas para otimizar o seu trabalho. Antes de se preocupar com o ambiente onde exerce sua atividade, é necessário ter confiança na sua capacidade e no seu potencial, afinal, quem faz o seu futuro é você, com o esforço do seu trabalho. 
 
Matheus Brito é sócio-diretor da Unijuris
Consultor pedagógico
Davi Marreiro
16 de Abril de 2024