Impactos da Tecnologia e Inteligência Artificial no trabalho jurídico

Escrito por Edson Santana ,
Edson Santana é advogado
Legenda: Edson Santana é advogado

Cada vez mais profissões são impactadas pela tecnologia. Parece que nada escapa, inclusive quando pensamos naquelas mais tradicionais, como é o caso do Direito. Profissionais desta área se veem diante de um cenário tecnológico singular e se perguntam até onde a tecnologia pode ser usada no dia a dia jurídico. “Há pouco tempo o papel era nosso maior meio de trabalho. Ele se acumulava em vários cantos dos escritórios de advocacia e tribunais.

A digitalização vem mudando esse cenário. É bom? Claro que é, mas até onde podemos usar uma inteligência artificial, por exemplo, em detrimento de um advogado?” questiona Edson Santana, da ES Advogados e Inteligência Jurídica. A provocação feita pelo advogado vem exigindo debates das seccionais da Ordem dos Advogados país afora. Uma das discussões, por exemplo, gira em torno do uso de inteligência artificial para identificar dados e informações mais relevantes num processo. Em outras situações, o ChatGPT pode ajudar no desenvolvimento de argumentos e estratégias para cada caso.

“O Direito não é uma ciência exata, portanto requer argumentação, não apenas escrita, mas oral. Certamente as novas tecnologias vieram para somar e a solução é apostar nelas como colaboradoras para reduzir tempo, tornando processos mais céleres e aí sim, os ganhos são para todos, para o Direito, para os profissionais e para sociedade”, argumenta Santana. 

Edson Santana é advogado

Professor aposentado da UFC
Gonzaga Mota
26 de Julho de 2024
Jornalista e senador constituinte
Mauro Benevides
25 de Julho de 2024
Luciana Cattony e Susana Sefidvash Zaman  são fundadoras da Maternidade nas Empresas
Luciana Cattony e Susana Sefidvash Zaman
23 de Julho de 2024
Saulo Teixeira é neurocirurgião e docente do Instituto de Educação Médica (IDOMED)
Saulo Teixeira
22 de Julho de 2024
Médico Sanitarista e Gestor em Saúde
Álvaro Madeira Neto
21 de Julho de 2024