Ferramentas para transformar vidas

Escrito por Katiana Pena ,
Katiana Pena é bailarina, coreógrafa e diretora geral do Instituto Katiana Pena
Legenda: Katiana Pena é bailarina, coreógrafa e diretora geral do Instituto Katiana Pena

Neste mês de outubro, quando celebramos o Dia das Crianças, uma data que nos convida a refletir sobre a infância em nosso país e o papel que atividades como a dança, a música e o esporte desempenham na formação de nossas crianças e adolescentes. Especialmente nas comunidades mais vulneráveis, essas atividades são fundamentais para o desenvolvimento integral dos jovens, oferecendo não apenas lazer, mas oportunidades reais de transformação social.

Nossa missão no Instituto Katiana Pena (IKP) é capacitar crianças e jovens a se tornarem protagonistas de suas próprias histórias e comunidades. Através da dança, da arte, do esporte e da educação abrimos caminhos para que eles descubram suas potencialidades, desenvolvam habilidades e, principalmente, construam autoestima e cidadania. 

Ao longo dos anos, testemunho de perto o impacto positivo que a dança, a arte e o esporte têm na vida das crianças e jovens do Grande Bom Jardim, em Fortaleza. Nosso compromisso no instituto vai além de simplesmente oferecer aulas de dança, percussão, karatê, entre outras atividades, e sim de proporcionar oportunidades que vão muito além.

Acreditamos que, longe de representarem um problema, as favelas possuem um imenso potencial e abrigam recursos humanos incríveis. É nessas áreas que precisamos investir em educação, empreendedorismo e infraestrutura para transformar desafios em oportunidades.

Essas atividades não apenas ocupam o tempo das crianças, mas as conectam com valores essenciais, como disciplina, trabalho em equipe e resiliência. Ao dançar, elas expressam suas emoções; ao praticar esportes, aprendem a lidar com vitórias e derrotas; ao tocar um instrumento, ampliam suas percepções culturais e sociais. Tudo isso contribui para a formação de cidadãos mais preparados para enfrentar o mundo.

Transformar nossas comunidades passa por capacitar cada criança e jovem a escrever sua própria história de sucesso. E é através da arte, da dança e do esporte que podemos plantar as sementes para um futuro mais igualitário e promissor.

Katiana Pena é bailarina, coreógrafa e diretora geral do Instituto Katiana Pena

 
Jornalista
Gilson Barbosa
27 de Outubro de 2024
Luiz Carlos Thé Franco é superintendente do Sindicato da Indústria da Construção Pesada do Ceará (SINCONPE)
Luiz Carlos Thé Franco
26 de Outubro de 2024
Professor Aposentado da UFC
Gonzaga Mota
25 de Outubro de 2024
Aline Lima de Paula Miranda é diretora de Comunicação Social da ADPEC
Aline Lima de Paula Miranda
24 de Outubro de 2024
Rodrigo Bitar é presidente da ADVB CE
Rodrigo Bitar
22 de Outubro de 2024