Desafios da representação política feminina na CPI

Escrito por Lorena Santos , lohsantos02@gmail.com

Legenda: Lorena Santos é pesquisadora em sociologia
Foto: Arquivo pessoal

No dia 27 de abril a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) passou a operar efetivamente para investigar a atuação do governo federal no combate à pandemia da Covid-19 no País.

Constituída por 18 membros (titulares e suplentes) que atuam especificamente na condução da investigação, a comissão tem colecionado polêmicas, escancarando preconceitos de gênero já tão presentes no quadro político brasileiro, ao tempo que demarca a manutenção de um campo majoritariamente masculino disposto a reduzir a participação feminina na tomada de decisões importantes. 

Isso se constatou em vários momentos durante a realização da comissão, sobretudo quando algumas senadoras, ao receberem o direito de fala (mas de não participar das votações), foram interrompidas entre as suas colocações, ignoradas pelos senadores e até acusadas de manifestar um comportamento “nervoso” - discurso muito utilizado por homens e que normalmente remete a um pensamento machista que atribui à mulher o título de histérica e descontrolada por se colocar de forma crítica e enfática sobre determinado assunto. 

De acordo com a líder da bancada feminina no senado, Simone Tebet (MDB-MS), que defende a participação das senadoras não só no seio dos debates, mas nas votações organizadas pela comissão, será apresentado um projeto de resolução para mudar o regimento interno e garantir que nas próximas CPIs a representação feminina (pelo menos uma) esteja presente de maneira mais efetiva. Isso está longe de ser o caminho ideal, mas ainda assim faria uma diferença significativa. 

Por outro lado, torna-se cada vez mais necessário repensar a constituição do nosso cenário político e a forma como tem se delineado esse espaço onde a participação de mulheres ainda é minoritária e sofre nas disputas de poder (tanto institucional como em outras).

A legitimação de discursos intolerantes e que desrespeitam o papel da mulher na política não é atual, mas desvela uma desigualdade de gênero que permanece se instituindo socialmente e que precisa ser combatida e superada. Só assim seria possível pensar em uma política democrática formada por mulheres que podem atuar em todas as frentes. 

Lorena Santos 
Pesquisadora em Sociologia

Assuntos Relacionados
Consultor pedagógico
Davi Marreiro
16 de Abril de 2024