PIB dos EUA cai 6,1% no 1º trimestre, aponta prévia

Escrito por Agência Estado ,
A economia dos Estados Unidos desacelerou mais que o esperado no primeiro trimestre deste ano e registrou queda de 6,1% do Produto Interno Bruto (PIB) no primeiro trimestre de 2009, em termos anualizados e ajustados sazonalmente, informou hoje o Departamento do Comércio norte-americano, ao divulgar sua primeira estimativa para o dado trimestral.

A contração registrada entre janeiro e março deste ano superou a estimativa dos analistas, de queda de 4,6% do PIB norte-americano no período. No quarto trimestre do ano passado, a economia contraiu 6,3%. Com a retração de 0,5% do PIB no terceiro trimestre do ano passado, é a primeira vez em 34 anos que o PIB dos EUA registra três trimestres seguidos de contração o que não acontecia desde o terceiro trimestre de 1974 até o primeiro trimestre de 1975.

A queda nos investimentos nos imóveis combinada a um grande ajuste nos estoques das empresas pesou na economia dos EUA no início deste ano. Porém, o corte agressivo nos estoques, ao mesmo tempo que prejudica a economia norte-americana no curto prazo, é benéfica porque é um importante passo no ajuste dos estoques e em direção ao encerramento da queda livre da produção.

A produção industrial dos EUA caiu pelo quinto mês seguido em março, segundo dados recentes. No acumulado dos últimos 12 meses até o mês passado, a produção cedeu próximo de 13%.