Governo espanhol desmente lista de sobrenomes que poderiam obter nacionalidade espanhola

Lista afirmava que descendentes de judeus sefarditas poderiam pedir a cidadania

Escrito por Redação Web ,
Informações que circulam na internet afirmando que os descendentes de judeus sefarditas, expulsos da Espanha em 1492, poderiam requerer nacionalidade espanhola de acordo com o seu sobrenome foram negadas pelo governo do país nesta segunda-feira (24).
 
Uma falsa notícia declarava que teria sido aprovada uma lei na Espanha, que dava direito aos judeus expulsos há mais de 500 anos por não aceitarem a conversão ao cristianismo. Uma lista com 5 mil nomes oficiais de famílias do ramo judeu fez com que diversas pessoas ligassem para os órgãos federais para pedir sua nacionalidade.
 
O Ministério da Justiça espanhola, em entrevista ao jornal 20 Minutos, esclareceu que existe um projeto de lei que reformaria o artigo 23 do Código Civil para conceder a nacionalidade aos judeus sefarditas, mas que serão necessários outros critérios além do sobrenome. Além disso, o projeto ainda deverá ser votado para ser decretado como lei. 
 
Para que um descendente peça a cidadania atualmente, deve residir na Espanha por mais de dois anos, desde que nascido na América Latina, Portugal ou Filipinas, ou ser naturalizado.