Após diversos casos de racismo sofrido na Espanha, o jogador brasileiro Vinicius Júnior viveu outro episódio durante uma partida entre o Real Madrid e o Valencia neste domingo (21). Nas redes sociais, ele publicou um texto lamentando o caso e criticando o campeonato espanhol. "O racismo é o normal na La Liga", disse.
Antes de postar texto, o brasileiro já tinha desabafado nos stories do Instagram: "O prêmio que os racistas ganharam foi a minha expulsão. 'No es fútbol, es LaLiga'".
Durante o jogo, Vini Jr. recebeu ataques racistas da torcida e, ao final da partida, foi chamado de macaco pelo goleiro rival. Em meio ao desentendimento, ainda recebeu mata-leão do jogador adversário Hugo Duro.
"Não foi a primeira vez, nem a segunda e nem a terceira. O racismo é o normal na La Liga. A competição acha normal, a Federação também e os adversários incentivam. Lamento muito", escreveu.
O campeonato que já foi de Ronaldinho, Ronaldo, Cristiano e Messi, hoje é dos racistas. Uma nação linda, que me acolheu e que amo, mas que aceitou exportar a imagem para o mundo de um país racista. Lamento pelos espanhois que não concordam, mas hoje, no Brasil, a Espanha é conhecida como um país de racistas".
"E, infelizmente, por tudo o que acontece a cada semana, não tenho como defender. Eu concordo. Mas eu sou forte e vou até o fim contra os racistas. Mesmo que longe daqui", finalizou.
Entenda o caso
A partida entre Valencia e Real Madrid, que terminou respectivamente por 1 a 0, foi marcada pelo racismo dentro e fora do campo. Aos 15 minutos do segundo tempo, os torcedores do Valencia gritaram 'Mono' contra o brasileiro que se preparava para um ataque. A palavra significa "Macaco", em espanhol.
Por conta dos comentários racistas, Vini Jr. chegou a discutir com alguns torcedores, mas logo continuou a partida. No entanto, o jogo precisou ser paralisado cerca de dez minutos depois por conta das ofensas.
A constância dos xingamentos fez os locutores de rádio pedir para os torcedores pararem com as ofensas, pois poderia fazer com que o jogo fosse suspenso.
Já ao final da partida, nos acréscimos, Vini Jr, foi chamado de macaco pelo goleiro rival. Os jogadores começaram a brigar e o Hugo Duro deu um mata-leão no brasileiro. Na tentativa de se defender, Vinícius atingiu o rosto de Mamardashvili e, por isso, foi expulso.