Sesa apura possíveis descumprimentos ao decreto contra Covid em treino aberto de Ceará e Fortaleza

Evento ocorreu sem exigência de comprovação de vacina dos torcedores

Legenda: Torcedores são flagrados sem máscara ou distanciamento em treino aberto de Fortaleza e Ceará
Foto: Lucas Catrib

A Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) vai apurar possíveis descumprimentos ao decreto estadual para combate à Covid-19 durante treinamento aberto de Fortaleza e Ceará, realizados ontem (14) e nesta segunda-feira (15).

Diferente das partidas oficiais de futebol, que estão autorizadas no decreto para ocorrerem com rigoroso protocolo de comprovação de vacina (2 doses) e com 80% da capacidade do estádio liberada, os treinamentos se deram com portões abertos e entrada gratuita para torcedores.

O treino aberto do Fortaleza aconteceu no Estádio Alcides Santos, no Pici, e o do Ceará no Estádio Carlos de Alencar Pinto, em Porangabuçu.

Clubes

O Fortaleza informou que orientações foram repassadas aos presentes para o uso de máscara, como feito durante as partidas. O Ceará também determinou o uso de máscaras e o respeito ao protocolo sanitário. No entanto, fotos registradas pela reportagem do Sistema Verdes Mares mostram centenas de pessoas sem uso da máscara e sem distanciamento.

Apuração

De acordo com o órgão, a Sesa está ciente dos fatos e tomará providências cabíveis, sem detalhar quais serão os próximos passos. Os clubes deverão ser procurados pela pasta a respeito dos eventos com torcida.

O último decreto publicado pelo Governo do Estado no último dia 13 é claro sobre o atual momento. Todo território cearense ainda está em estado de calamidade pública e situação de emergência em saúde decorrentes da Covid–19. A política de isolamento social continua em vigor e os eventos liberados ainda precisam atender protocolos específicos, a exemplo dos jogos de futebol.

torcedores na arquibancada do treino do fortaleza
Legenda: Treino marca a antecipação ao Clássico-Rei desta quarta (17)
Foto: Lucas Catrib

Legenda: Torcida do Ceará acompanha treino aberto do clube em Porangabuçu
Foto: Lucas Catrib