Saiba tudo sobre o sorteio das quartas de final da Copa do Brasil; Ceará entre os 8 finalistas

Vovô chegou nesta etapa do mata-mata ao bater o Santos e defende invencibilidade de nove partidas no torneio nacional. O sorteio dos confrontos é realizado pela CBF e tem transmissão ao vivo no site do Diário do Nordeste

Legenda: Copa do Brasil é a competição mais rentável do futebol brasileiro
Foto: Divulgação

Um time com tradição na Copa do Brasil e pela 6ª vez nas quartas de final da competição. O roteiro é o do Ceará, que já conheceu seu adversário das quartas de final: o Palmeiras. O sorteio foi feito na sede da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), e define também os mandos do confronto.

Confira os confrontos das quartas de final da Copa do Brasil

Na Chave 1 estão Flamengo x São Paulo e Cuiabá x Grêmio, enquanto na oposta, a Chave 2, estão Ceará x Palmeiras e Internacional x América/MG. O chaveamento será mantido até a final, com as equipes projetando os rivais seguintes das respectivas fases.

Sonhar com a vaga faz parte dos planos alvinegros em 2020. Desde o início da temporada, com maior investimento no elenco e reformulação do departamento de futebol, as metas apresentavam a ambição necessária para um roteiro de glórias - iniciadas com título invicto da Copa do Nordeste. "Eles (jogadores) colocaram na cabeça que querem fazer história, ir o mais longe possível", afirmou o técnico Guto Ferreira.

Ouça o podcast 'CearáCast'

A confiança reside pela campanha vitoriosa no mata-mata. O time não é superado há nove partidas, incluindo triunfo frente ao Corinthians em 2019, e faturou R$ 11,38 milhões. O saldo em premiações já supera as expectativas e faz o clube alcançar 90% do objetivo financeiro, totalizando R$ 14,86 milhões.

No calendário da CBF, os jogos das quartas estão previstos para as duas próximas quartas-feiras: 11 e 18 de novembro. Garante classificação o time que conseguir melhor placar agregado na somatória dos dois jogos. Em caso de empate, decisão será nos pênaltis.

O Ceará se tornou o único clube do Nordeste na Copa do Brasil. No contexto local, é o representante cearense com mais história e triunfo na competição, somando até uma final em 1995 - sendo superado pelo Grêmio por 1 a 0, com polêmica da arbitragem. Ao avançar às quartas de final, passou de fase em três das cinco oportunidades. Em contagem do jornalista Cassio Zirpoli, o time alvinegro registra 41 classificações e 24 eliminações em 65 confrontos, índices que o deixam com 63% de aproveitamento.

A atual edição é a 25ª do Vovô no torneio nacional. E se camisa pesa no duelo eliminatória, o manto alvinegro exige respeito: na década, foi semifinalista em 2005, sendo eliminado pelo Atlético/MG. Voltou a fase semifinal em 2011 sendo eliminado pelo Coritiba, tendo passado nas quartas pelo Flamengo de Ronaldinho Gaúcho e companhia.