![](/image/contentid/policy:1.3611908:1738238850/WhatsApp%20Image%202025-01-30%20at%2009.05.54.jpeg?f=16x9&h=574&w=1020&$p$f$h$w=f6e963f)
O casal de treinadores e patinadores artísticos russos Evgenia Shishkova e Vadim Naumov, que foram campeões mundiais em 1994, estava a bordo do avião que caiu no rio Potomac, após colidir com um helicóptero militar, na noite dessa quarta-feira (29), nas imediações de Washington, capital dos Estados Unidos. A informação foi confirmada pelo Kremlin, que citou ainda que outros cidadãos do país estavam a bordo da aeronave.
![Imagem mostra casal de patinadores Evgenia Shishkova e Vadim Naumov, em competição em 1994. Patinadores russos, campeões mundiais, estão entre passageiros de avião que caiu nos EUA](/image/contentid/policy:1.3611894:1738236337/Patinadores%20russos%20avi%C3%A3o%20eua.jpg?f=default&$p$f=830f1a9)
Os dois venceram o campeonato mundial de patinação artística em duplas em 1994, e, conforme a agência Reuters, moravam no território americano desde pelo menos 1998, onde atuavam como técnicos de jovens atletas da modalidade.
Shishkova e Naumov nasceram em Leningrado e iniciaram a carreira ainda muito jovens, representando a União Soviética e, mais tarde, a Rússia. O casal se tornou destaque e orgulho nacional ao conquistar o ouro no Campeonato Mundial de Patinação de 1994.
Em 1998, os dois se mudaram para os Estados Unidos e passaram a atuar como treinadores de jovens talentos. Segundo a Federação de Patinação Artística dos Estados Unidos, o casal voltava do National Development Camp, no Kansas, acompanhados por um grupo de patinadores.
![Maxim, Evgenia e Vadim se dedicavam juntos à patinação artística](/image/contentid/policy:1.3611962:1738243633/patinadores_1.jpg?f=default&$p$f=a7e9c49)
No total, cerca de 15 atletas da modalidade viajavam no avião, além de alguns familiares dos jovens talentos. O filho de Evgenia e Vadim, Maxim, de 23 anos, que também é patinador, foi apontado como um dos membros do grupo, mas, segundo o Daily Mail, não estava na viagem.
VEJA COLISÃO
Veja também
O filho do casal, o também patinador Maxim, pode estar na lista de 60 passageiros, além de quatro tripulantes, a bordo do avião, relataram as agências de notícias russas Tass e RIA. O jovem estava confirmado entre os competidores do campeonato de patinação artística dos EUA realizado em Wichita, Kansas, entre os dias 20 a 26 de janeiro, conforme o site do evento.
![Maxim, Evgenia e Vadim se dedicavam juntos à patinação artística](/image/contentid/policy:1.3611962:1738243633/patinadores_1.jpg?f=default&$p$f=a7e9c49)
O voo da American Eagle, ligada à American Airlines, seguia do Kansas (ICT) para Washington e estava a ponto de pousar, no aeroporto Ronald Reagan, na capital dos EUA, quando colidiu com um helicóptero militar. Em seguida, ambas as aeronaves despencaram sobre o rio Potomac.
Além dos antigos campeões mundiais de patinação, a agência russa Tass relatou haver outros cidadãos do país entre os passageiros do avião. A ex-patinadora Inna Volyanskaya, que chegou a competir pela União Soviética, seria uma delas. Segundo o site da ex-atleta, ela era treinadora no clube de patinação artística de Washington.
Comforme o jornal The Guardian, o governo russo confirmou que Evgenia Shishkova e Vadim Naumov estavam na lista de pessoas a bordo do veículo, e expressou suas condolências às famílias dos cidadãos locais que perderam suas vidas no acidente.
Corpos são retirados do rio
A imprensa americana afirma que vários corpos foram recuperados do curso d'água depois do acidente. O canal CBS News citou uma fonte policial que disse que "pelo menos 18 corpos foram recuperados", enquanto a NBC informou que "mais de 12 corpos" foram encontrados, segundo duas fontes envolvidas na operação de busca.
O helicóptero era um modelo Black Hawk e estava com três agentes a bordo, disse uma fonte do Exército dos Estados Unidos, conforme a agência AFP. A aeronave estava em um "voo de treinamento", detalhou um porta-voz militar em uma mensagem publicada na rede social X pelo secretário de Defesa, Pete Hegseth.
No local do acidente, policiais e bombeiros participam de uma operação de busca e resgate. O comandante dos bombeiros de Washington, John Donnelly, afirmou em uma entrevista coletiva que "as condições são extremamente difíceis para os socorristas" devido ao "frio, vento forte e gelo" no rio.
A secretária de Segurança Interna, Kristi Noem, anunciou que mobilizou "todos os recursos disponíveis da Guarda Costeira dos Estados Unidos".
Vídeos publicados nas redes sociais mostram helicópteros sobrevoando o rio durante as buscas. Dezenas de caminhões de bombeiros também seguiram para o local, alguns com reboques que transportavam botes infláveis.
O aeroporto Ronald Reagan anunciou a suspensão de todos os pousos e decolagens. Perto do terminal aéreo, dezenas de luzes intermitentes foram ativadas nas margens do rio Potomac durante a madrugada.
>> Quer ficar sabendo tudo sobre esporte, futebol, Ceará e Fortaleza? Acesse o nosso canal no Whatsapp.