O casal de treinadores e patinadores artísticos russos Evgenia Shishkova e Vadim Naumov, que foram campeões mundiais em 1994, estava a bordo do avião que caiu no rio Potomac, após colidir com um helicóptero militar, na noite dessa quarta-feira (29), nas imediações de Washington, capital dos Estados Unidos. A informação foi confirmada pelo Kremlin, que citou ainda que outros cidadãos do país estavam a bordo da aeronave.
Os dois venceram o campeonato mundial de patinação artística em duplas em 1994, e, conforme a agência Reuters, moravam no território americano desde pelo menos 1998, onde atuavam como técnicos de jovens atletas da modalidade.
Shishkova e Naumov nasceram em Leningrado e iniciaram a carreira ainda muito jovens, representando a União Soviética e, mais tarde, a Rússia. O casal se tornou destaque e orgulho nacional ao conquistar o ouro no Campeonato Mundial de Patinação de 1994.
Em 1998, os dois se mudaram para os Estados Unidos e passaram a atuar como treinadores de jovens talentos. Segundo a Federação de Patinação Artística dos Estados Unidos, o casal voltava do National Development Camp, no Kansas, acompanhados por um grupo de patinadores.
No total, cerca de 15 atletas da modalidade viajavam no avião, além de alguns familiares dos jovens talentos. O filho de Evgenia e Vadim, Maxim, de 23 anos, que também é patinador, foi apontado como um dos membros do grupo, mas, segundo o Daily Mail, não estava na viagem.
VEJA COLISÃO
Veja também
O filho do casal, o também patinador Maxim, pode estar na lista de 60 passageiros, além de quatro tripulantes, a bordo do avião, relataram as agências de notícias russas Tass e RIA. O jovem estava confirmado entre os competidores do campeonato de patinação artística dos EUA realizado em Wichita, Kansas, entre os dias 20 a 26 de janeiro, conforme o site do evento.
O voo da American Eagle, ligada à American Airlines, seguia do Kansas (ICT) para Washington e estava a ponto de pousar, no aeroporto Ronald Reagan, na capital dos EUA, quando colidiu com um helicóptero militar. Em seguida, ambas as aeronaves despencaram sobre o rio Potomac.
Além dos antigos campeões mundiais de patinação, a agência russa Tass relatou haver outros cidadãos do país entre os passageiros do avião. A ex-patinadora Inna Volyanskaya, que chegou a competir pela União Soviética, seria uma delas. Segundo o site da ex-atleta, ela era treinadora no clube de patinação artística de Washington.
Comforme o jornal The Guardian, o governo russo confirmou que Evgenia Shishkova e Vadim Naumov estavam na lista de pessoas a bordo do veículo, e expressou suas condolências às famílias dos cidadãos locais que perderam suas vidas no acidente.
Corpos são retirados do rio
A imprensa americana afirma que vários corpos foram recuperados do curso d'água depois do acidente. O canal CBS News citou uma fonte policial que disse que "pelo menos 18 corpos foram recuperados", enquanto a NBC informou que "mais de 12 corpos" foram encontrados, segundo duas fontes envolvidas na operação de busca.
O helicóptero era um modelo Black Hawk e estava com três agentes a bordo, disse uma fonte do Exército dos Estados Unidos, conforme a agência AFP. A aeronave estava em um "voo de treinamento", detalhou um porta-voz militar em uma mensagem publicada na rede social X pelo secretário de Defesa, Pete Hegseth.
No local do acidente, policiais e bombeiros participam de uma operação de busca e resgate. O comandante dos bombeiros de Washington, John Donnelly, afirmou em uma entrevista coletiva que "as condições são extremamente difíceis para os socorristas" devido ao "frio, vento forte e gelo" no rio.
A secretária de Segurança Interna, Kristi Noem, anunciou que mobilizou "todos os recursos disponíveis da Guarda Costeira dos Estados Unidos".
Vídeos publicados nas redes sociais mostram helicópteros sobrevoando o rio durante as buscas. Dezenas de caminhões de bombeiros também seguiram para o local, alguns com reboques que transportavam botes infláveis.
O aeroporto Ronald Reagan anunciou a suspensão de todos os pousos e decolagens. Perto do terminal aéreo, dezenas de luzes intermitentes foram ativadas nas margens do rio Potomac durante a madrugada.
>> Quer ficar sabendo tudo sobre esporte, futebol, Ceará e Fortaleza? Acesse o nosso canal no Whatsapp.