Jogador é investigado pelo MPCE por manipulação de resultado do jogo entre Itarema x Tianguá

Operação "Campo Minado" foi deflagrada nesta quarta-feira (30)

Escrito por
Crisneive Silveira crisneive.silveira@svm.com.br
(Atualizado às 21:54)
Legenda: Um atleta é suspeito de manipular o resultado de Itarema x Tianguá, na Série C do Campeonato Cearense de 2024
Foto: Reprodução / FCF TV

Um mandado de busca e apreensão contra um jogador foi cumprido nesta quarta-feira (30). O atleta é suspeito de manipular o resultado de Itarema x Tianguá, na Série C do Campeonato Cearense de 2024. Um celular foi apreendido. A Operação "Campo Minado" foi deflagrada pelo Ministério Público do Ceará, por meio do Núcleo de Investigação Criminal (Nuinc), com apoio da Polícia Civil e autorização pelo Núcleo Regional de Custódia e das Garantias. O atleta denunciado é Ewerton da Silva Souza, que jogava pelo Itarema. Defesa do jogador nega.

O lance chegou a ser relatado pelo árbitro no Relatório do Jogo (RDJ) e trouxe indignação aos companheiros da equipe defendida pelo suspeito. Eles chegaram a pensar em deixar o campo em protesto pelo ocorrido. 

Veja o lance

Defesa do atleta se manifesta

A defesa de Ewerton se manifestou sobre o tema e negou envolvimento do atleta no suposto caso de manipulação de resultado. 

“Embora ninguém discorde da necessidade de apuração do suposto fato, mediante devido processo legal, assegurado contraditório e ampla defesa, e considerada a presunção de inocência, a acusação contra o jogador foi formalizada em um cenário onde mesmo se encontrava em plena atividade profissional, sem qualquer indicativo prévio de envolvimento em práticas ilícitas", traz trecho da nota.

"O jogador nega veemente tais acusações, afirmando nunca ter participado de qualquer esquema de manipulação de resultados, atualmente desempregado, acumulando dívidas de pensões alimentícias", finalizou a nota dos advogados do atleta.

Denúncia

A Federação Cearense de Futebol (FCF) denunciou o caso, que gerou a investigação do Nuinc, após receber relatórios técnicos sobre da Sports Radar, empresa especializada em monitorar a integridade esportiva. Esses documentos mostravam padrões de apostas suspeitos. No caso, os apostadores focaram em previsões de derrota da equipe em que o suspeito atuava. Ainda no primeiro tempo do confronto. 

"Os apostadores teriam focado especificamente em previsões de derrota da equipe em que o suspeito jogava ainda no primeiro tempo da partida. Ainda conforme os documentos, o investigado facilitou a entrega da bola à equipe adversária, em lance claramente intencional para alterar o placar quando o jogo estava 0 x 0", afirmou o MP em nota. 

A Operação "Campo Minado" já havia sido deflagrada em maio deste ano, no dia 9 de maio, também focada na manipulação de um jogo de futebol. O Nuinc segue as investigações para buscar identificar outros possíveis envolvidos no crime e responsabilizá-los. 

Assuntos Relacionados