O Fortaleza venceu o Ceará nesta quarta-feira (22) por 2 a 0, na Arena Castelão, em Fortaleza (CE), e abriu vantagem no confronto da Copa do Brasil. Yago Pikachu (2x) marcou os gols da partida.
Com a vantagem construída, o Fortaleza garante classificação às quartas de final com empate ou derrota por até um gol de diferença. Para o Ceará, apenas a vitória por dois ou mais gols interessa.
O duelo decisivo acontece no dia 13 de julho (quarta-feira), às 20h (horário de Brasília), na Arena Castelão, com mando de campo alvinegro.
Com mudança na escalação, Vojvoda iniciou a partida com três volantes: Felipe, Ronald e Zé Welison. O meio-campo encorpado trouxe resultado no início da partida, com o Fortaleza impedindo a progressão do Ceará no campo. Em contrapartida, a equipe leonina não conseguia chegar próximo à meta de João Ricardo.
Apesar do início dominante do Fortaleza, o Ceará organizou-se em campo e passou a administrar o meio-campo, sempre saindo em velocidade pelas laterais, com Nino Paraíba espetado na direita e Lima na esquerda. A equipe de Marquinhos Santos teve duas oportunidades, com Richard Coelho e Richardson, mas Marcelo Boeck interviu. O arqueiro tricolor, inclusive, foi protagonista na etapa inicial.
Nos minutos finais, Moisés teve a chance de marcar para o Fortaleza, após receber na esquerda e deixar Richardson no chão, mas João Ricardo defendeu.
Segundo tempo
O Fortaleza voltou para a etapa decisiva com mudança de postura. Mais agressivo, pressionou o Ceará e dominou a equipe, criando as melhores chances e exigindo de João Ricardo.
Aos 8 minutos, Yago Pikachu abriu o placar na Arema Castelão, aproveitando o rebote da finalização de Felipe.
Juninho Capixaba e Silvio Romero, aos 21 e aos 22 minutos, finalizaram, mas pararam em João Ricardo.
Aos 39 minutos, Pikachu recebeu na área e foi derrubado por João Ricardo. O árbitro Wagner do Nascimento Magalhães (FIFA-RJ) assinalou pênalti. Na cobrança, o camisa 22 ampliou o placar na Arena Castelão.
Pelo lado alvinegro, Richard Coelho e Luiz Otávio tentara, mas o volante mandou para fora, enquanto o zagueiro parou em grande defesa de Marcelo Boeck.
Fortaleza x Ceará | veja o lance a lance
Escalações
Fortaleza: Boeck; Ceballos, Benevenuto e Titi; Pikachu, Felipe (Lucas Lima), Zé Welison, Ronald (Matheus Vargas) e Capixaba; Robson (Moisés -> Habraão) e Romero (Depietri). Técnico: Juan Pablo Vojvoda.
Ceará: João Ricardo; Nino Paraíba, Messias, Luiz Otávio e Bruno Pacheco (Victor Luis); Richardson, Richard Coelho (Fernando Sobral) e Rodrigo Lindoso (Iury Castilho); Vina, Lima (Erick) e Cléber (Matheus Peixoto). Técnico: Marquinhos Santos.
FICHA TÉCNICA | Fortaleza x Ceará
Campeonato Brasileiro - Copa do Brasil
Local: Arena Castelão, em Fortaleza (CE)
Data/Horário: 22 de junho de 2022, às 20h
Árbitro Wagner do Nascimento Magalhaes (FIFA) - RJ