Fortaleza vence América/RN de virada e segue líder na Copa do Nordeste

Os gols foram marcados por Wellington Paulista (2) e por Éderson (pen.) para o Leão e de Romarinho para o Mecão

Legenda: WP9 foi o destaque da virada tricolor em Salvador
Foto: Bruno Oliveira/FortalezaEC

O Fortaleza venceu o América/RN de virada por 3 a 1 nesta terça-feira (21) no estádio Barradão, em Salvador, pela 8ª e última rodada da Copa do Nordeste. Os gols foram marcados por Wellington Paulista (2) e por Éderson (pen.) para o Leão e de Romarinho para o Mecão. O resultado deixa o Tricolor na liderança do Grupo A da competição e torce para o Bahia, com 14 pontos, não vencer o Náutico nesta quarta-feira (22) por mais de 4 gols para garantir o 1º lugar.

>Veja as repercussões da partida, entrevistas e análises

O jogo

A forte chuva dificultou o ritmo dos primeiros minutos no Barradão, com muito estudo do Fortaleza, que trabalhou mais a posse de bola. Ceni veio com time misto em campo, uma vez que o Leão já estava classificado, usando Derley na lateral direita e Marlon como meia na mesma região do 4-4-2.

Vázquez e Juninho ditavam o ritmo do meio campo, acionando Yuri pela esquerda e Romarinho pelo centro, sempre flutuando entre as linhas bem postadas do América montado por Roberto Fernandes, em esquema semelhante ao Fortaleza.

Aos 12 e aos 14 minutos, Marlon avançou em tentativas de finalização e de cruzamento à área, sem sucesso. O último passe não encontrava os atacantes tricolores, com Wellington Paulista pouco acionado na etapa inicial.

O gol do América, que já não tinha chances de avançar e fazia seu 1º jogo depois de 4 meses, veio dos pés de Romarinho, camisa 10 alvirrubro. O meia recebeu pela esquerda da área e arriscou chute de canhota. A bola desviou em Derley, voou por cima de Felipe Alves e morreu nas redes tricolores aos 29 minutos.

No minuto seguinte, o Mecão quase fez o 2º com Augusto após cruzamento pela direita, mas a bola foi por cima do gol. O Tricolor cearense pressionou ainda mais nos momentos finais, porém não conseguiu balançar as redes de Vitor Paiva.

O 2º tempo mudou o rumo do confronto, com o Leão mais ofensivo após a entrada de David na vaga de Derley. Marlon assumiu a lateral direita e permitiu maior amplitude no setor ofensivo. As entradas de Osvaldo e de Cariús também contribuíram muito para a intensidade no campo do América. 

Aos 22 minutos, Vázquez finalizou de fora e o goleiro defendeu. Na sobra, David tocou para Carlinhos, que chutou com força e Wellington Paulista desviou de cabeça para empatar a partida. Era o começo da reação tricolor.

Éderson entrou no lugar de Vázquez pelo meio, dando ainda maior controle pelo centro, explorando contragolpes deixados pelo América, que tentou subir a marcação. Em um desses contra-ataques, Osvaldo arrancou pela esquerda e tocou para o cabeceio de W. Paulista, que balançou o lado esquerdo das redes alvirrubras. A virada tricolor no Barradão.

Enquanto o Mecão tentava reagir nos minutos finais, o Fortaleza aproveitou os espaos abertos na intermediária para avançar novamente com Osvaldo, derrubado na área aos 45 minutos por Edimar. Pênalti para o Leão. Na cobrança, Éderson chutou na direita e ampliou o marcador aos 46. 3 a 1 e a liderança do Grupo A mantida até esta quarta-feira (22).

Legenda: Éderson, que entrou na segunda etapa como volante, converteu a cobrança do 3 a 1 tricolor
Foto: Bruno Oliveira /FortalezaEC

O Leão aguarda as definições da rodada final para conhecer seu adversário, vindo do Grupo A, nas quartas de final da competição, que ocorrem no sábado (25).

Veja também