Na próxima partida, o técnico não estará à beira do gramado por conta de teste positivo para Covid-19
O auxiliar fixo Leonardo Porto assume o comando do Fortaleza Esporte Clube durante o período de ausência do técnico Enderson Moreira, afastado por conta do teste positivo da Covid-19. Vale lembrar que o auxiliar Luis Fernando Flores e o preparador físico Edy Carlos Soares também estão infectados. Assim, o clube atravessa rotina diferente e busca seguir os trabalhos com tecnologia.
Ouça o podcast 'FortalezaCast'
A maior preocupação é a sequência da metodologia de trabalho. Com mudanças recentes de treinadores, a cúpula tricolor tenta amenizar os impactos do período em que o trio ficará longe do elenco. Isso porque Enderson completaria apenas 21 dias à frente da equipe hoje: com quatro jogos.
Jogos do Fortaleza com Enderson Moreira
09.01 - Fortaleza 0x0 Grêmio | Série A
17.01 - Internacional 4x2 Fortaleza | Série A
21.01 - Fortaleza 2x0 Santos | Série A
24.01 - Atlético-GO 2x0 Fortaleza | Série A
Uma das alternativas no mecanismo do planejamento estratégico é o uso de drones nos treinos, segundo apurou a Rádio Verdes Mares. O equipamento foi adquirido e teve uso intensificado na ‘Era Rogério Ceni’, com maior integração entre o treinador e os analistas de desempenho.
Assim, mesmo ausente, a comissão técnica recebe imagens diárias das atividades e pode apresentar uma análise aérea do perfil tático tricolor. Os vídeos também servem para orientação de posicionamento, ocupação de espaço e estratégias definidas em exercícios específicos.
A captação promovida pelo Centro de Inteligência (CIFEC) também tem importância. A equipe é formada por Henrique Bittencourt, Rafael Silva e Ednardo Abreu. O arquivo é repassado para Enderson após o treino, mas também há contato entre as partes para ajustes e conceitos.
"A importância dele no time é muito grande na beirada do campo. Infelizmente, ele não vai ficar nessa partida, mas temos a semana toda para trabalhar. É chegar lá, representar bem ele e, quem sabe, voltar com a vitória", explicou o lateral Carlinhos.
O próximo compromisso do Fortaleza é contra o Atlético-MG no domingo (31). A partida ocorre às 17h, no Mineirão, pela 33ª rodada do Brasileirão. Na tabela, o time soma 35 pontos e está em 16º.
Integração
O Fortaleza anunciou a contratação de Leonardo Porto em dezembro, junto da criação do cargo de auxiliar técnico fixo. A metodologia implica em possuir um profissional que possa contribuir com o trabalho do treinador e construir uma identidade de trabalho, acumulando atividades na função.
A escolha de Porto também acumula um conhecimento prévio do clube, já que passou pelo Pici em duas passagens anteriores (2013 e 2015). O perfil da carreira ainda mostra uma maior relação com Dorival Júnior, somando experiência junto ao treinador em diferentes times nacionais.
Na carreira, o gaúcho de 34 anos teve atuação em equipes como São Paulo, Flamengo e Athletico-PR. Logo, a contratação marca uma proposta de maior integração no departamento de futebol tricolor, agora com um auxiliar que consiga assumir a equipe em situações emergenciais.
Vale ressaltar que Leonardo assumiu o treinamento da equipe também durante a rescisão com Marcelo Chamusca. Apesar de Enderson Moreira visitar o clube e participar da preparação às vésperas do jogo contra o Grêmio, na 29ª rodada, o auxiliar esteve presente na atividade de campo.