Fortaleza usa auxiliar fixo e drone para manter conceito tático na ausência de Enderson Moreira

Na próxima partida, o técnico não estará à beira do gramado por conta de teste positivo para Covid-19

Legenda: Leonardo Porto comandou a atividade do elenco do Fortaleza na ausência de Enderson
Foto: Bruno Oliveira / Fortaleza

O auxiliar fixo Leonardo Porto assume o comando do Fortaleza Esporte Clube durante o período de ausência do técnico Enderson Moreira, afastado por conta do teste positivo da Covid-19. Vale lembrar que o auxiliar Luis Fernando Flores e o preparador físico Edy Carlos Soares também estão infectados. Assim, o clube atravessa rotina diferente e busca seguir os trabalhos com tecnologia.

Ouça o podcast 'FortalezaCast'

A maior preocupação é a sequência da metodologia de trabalho. Com mudanças recentes de treinadores, a cúpula tricolor tenta amenizar os impactos do período em que o trio ficará longe do elenco. Isso porque Enderson completaria apenas 21 dias à frente da equipe hoje: com quatro jogos.

Jogos do Fortaleza com Enderson Moreira

  • 09.01 - Fortaleza 0x0 Grêmio | Série A
  • 17.01 - Internacional 4x2 Fortaleza | Série A
  • 21.01 - Fortaleza 2x0 Santos | Série A
  • 24.01 - Atlético-GO 2x0 Fortaleza | Série A

Uma das alternativas no mecanismo do planejamento estratégico é o uso de drones nos treinos, segundo apurou a Rádio Verdes Mares. O equipamento foi adquirido e teve uso intensificado na ‘Era Rogério Ceni’, com maior integração entre o treinador e os analistas de desempenho.

fortaleza
Legenda: Fortaleza depende somente das próprias forças para permanecer na Série A
Foto: Bruno Oliveira / Fortaleza

Assim, mesmo ausente, a comissão técnica recebe imagens diárias das atividades e pode apresentar uma análise aérea do perfil tático tricolor. Os vídeos também servem para orientação de posicionamento, ocupação de espaço e estratégias definidas em exercícios específicos.

A captação promovida pelo Centro de Inteligência (CIFEC) também tem importância. A equipe é formada por Henrique Bittencourt, Rafael Silva e Ednardo Abreu. O arquivo é repassado para Enderson após o treino, mas também há contato entre as partes para ajustes e conceitos.

Legenda: Leonardo Porto foi contratado em dezembro de 2020 e tem passagem anterior no Fortaleza
Foto: Bruno Oliveira / Fortaleza

"A importância dele no time é muito grande na beirada do campo. Infelizmente, ele não vai ficar nessa partida, mas temos a semana toda para trabalhar. É chegar lá, representar bem ele e, quem sabe, voltar com a vitória", explicou o lateral Carlinhos.

O próximo compromisso do Fortaleza é contra o Atlético-MG no domingo (31). A partida ocorre às 17h, no Mineirão, pela 33ª rodada do Brasileirão. Na tabela, o time soma 35 pontos e está em 16º.

Integração

O Fortaleza anunciou a contratação de Leonardo Porto em dezembro, junto da criação do cargo de auxiliar técnico fixo. A metodologia implica em possuir um profissional que possa contribuir com o trabalho do treinador e construir uma identidade de trabalho, acumulando atividades na função.

A escolha de Porto também acumula um conhecimento prévio do clube, já que passou pelo Pici em duas passagens anteriores (2013 e 2015). O perfil da carreira ainda mostra uma maior relação com Dorival Júnior, somando experiência junto ao treinador em diferentes times nacionais.

Legenda: Fortaleza de Enderson Moreira precisa somente de uma vitória para assegurar permanência na Série A
Foto: Bruno Oliveira / Fortaleza

Na carreira, o gaúcho de 34 anos teve atuação em equipes como São Paulo, Flamengo e Athletico-PR. Logo, a contratação marca uma proposta de maior integração no departamento de futebol tricolor, agora com um auxiliar que consiga assumir a equipe em situações emergenciais.

Vale ressaltar que Leonardo assumiu o treinamento da equipe também durante a rescisão com Marcelo Chamusca. Apesar de Enderson Moreira visitar o clube e participar da preparação às vésperas do jogo contra o Grêmio, na 29ª rodada, o auxiliar esteve presente na atividade de campo.

Na chegada da nova comissão técnica, uma série de reuniões foram organizadas para Porto, junto de membros do CIFEC, transmitirem um panorama geral da equipe ao novo técnico. Assim, o Leão ameniza os momentos transitórios e busca equilíbrio na reta final, apesar das adversidades.