Fortaleza e Ferroviário empatam e deixam tudo em aberto por vaga na final do Campeonato Cearense

A partida ocorreu neste sábado (1º), no estádio Presidente Vargas (PV)

Escrito por
Alexandre Mota alexandre.mota@svm.com.br
(Atualizado às 18:42)
Legenda: O Clássico das Cores vale uma vaga na final do Campeonato Cearense de 2025
Foto: Kid Júnior / SVM

A disputa por uma vaga na final do Campeonato Cearense de 2025 segue em aberto no Clássico das Cores. Pelo jogo de ida das semifinais, Ferroviário e Fortaleza empataram sem gols, neste sábado (1º), no estádio Presidente Vargas (PV) - placar que não oferece vantagem para nenhum dos times.

Assim, aumenta a expectativa para o jogo de volta, marcado para o próximo sábado (8), às 16h30, inicialmente na Arena Castelão. O local pode sofrer alteração por conta de uma decisão do Governo do Estado que determina um intervalo de 66 horas entre os jogos no estádio para a preservação do gramado.

Pelo regulamento, uma vitória simples define o classificado. Em caso de empate, a decisão será nos pênaltis. A outra semifinal tem o embate entre Maracanã x Ceará, também em duas partidas.

Antes, os rivais voltam a se enfrentar, mas pela Copa do Nordeste. Na quarta (5), às 19h, na Arena Castelão, o Clássico das Cores é válido pela 5ª rodada da fase de grupos. Restando três jogos para o fim da etapa, o Fortaleza é o 3º colocado do Grupo A, com seis, enquanto o Ferroviário é o 5º, com quatro.

Saiba como foi o tempo real

O jogo

A partida iniciou movimentada. Com mudança de esquema, adotando o 3-5-2, o Fortaleza tentou assumir o protagonismo do confronto e assustou logo aos 3. Em jogada ensaiada de escanteio, Mancuso recebeu na entrada da área e chutou no ângulo para defesa de Cavichioli, que conseguiu desviar a bola para o travessão. Mandante, o Ferroviário teve postura de mais contra-ataque.

Com menos posse, o time coral resistiu às investidas com uma linha de 5 defensores e insistiu na estratégia, levando perigo com Janeudo, Allanzinho e Ciel na transição. Assim, permitiu que o Leão tivesse mais volume de jogo, principalmente explorando o lado direito com Mancuso e Breno Lopes.

Aos 22, a dupla quase resultou em um gol. O lateral-direito argentino lançou o atacante, que tentou por cobertura e carimbou, mais uma vez, o travessão coral. Já aos 43, o camisa 26 colocou Cavichioli para trabalhar de novo. Deste modo, dentro da proposta tática, o time coral suportou e ainda equilibrou as ações ofensivas nos minutos finais do 1º tempo, que terminou sem gols.

Atletas em ação no Clássico das Cores
Legenda: O Clássico das Cores terminou empatado sem gols no PV
Foto: Kid Júnior / SVM

Na volta do intervalo, o Fortaleza acionou Martínez na vaga de Mancuso, lesionado, mudando o sistema para 4-4-2. Apesar da alteração, permaneceu com mais intensidade e forçando mais jogadas ofensivas.

O Ferroviário então trabalhou para diminuir o ritmo do jogo e apresentou muita compactação, tirando qualquer espaço para o time leonino. Aos 14, inclusive, levou muito perigo com uma escapada em velocidade de Ciel, que venceu a marcação e mandou uma bomba para defesa de João Ricardo. O susto fez o técnico argentino Juan Pablo Vojvoda colocar Kervin Andrade e Moisés em campo, deixando o time mais aberto a partir dos 15 minutos.

Depois disso, o confronto se tornou mais frenético. Com dificuldade na armação, o Leão teve as melhores chegadas com arremates de Kervin e Martínez, ambas defendidas por Cavichioli. Do lado coral, João Vitor mandou um foguete na trave de João Ricardo, que também viu cabeceio de Ciel tirar tinta da trave. Assim, sem a eficiência no último terço, o Clássico das Cores terminou empatado sem gols, com aplausos da torcida do Tubarão da Barra e vaias por parte dos torcedores do Fortaleza. 

ESCALAÇÕES

  • Ferroviário | Matheus Cavichioli; Kauê Leonardo, Wesley Junio, Lucas Ramires, Iago (João Cubas) e Pablo Alves (Rikelmy); Kevin Rivas (João Vitor), Gharib e Janeudo (Samuel); Allanzinho e Ciel (Gustavo). Técnico: Tiago Zorro.
  • Fortaleza | João Ricardo; Mancuso (Martínez), Tinga, Kuscevic, Titi e Diogo Barbosa; Lucas Sasha (Zé Welison), Pol Fernandez (Dylan Borrero) e Calebe (Kervin Andrade); Breno Lopes (Moisés) e Lucero. Técnico: Juan Pablo Vojvoda.

FERROVIÁRIO X FORTALEZA | FICHA TÉCNICA

  • Competição: Semifinal do Campeonato Cearense | Jogo da Ida
  • Local: Presidente Vargas (PV)
  • Data: 01/03/2025 (sábado)
  • Horário: 16h30 (de Brasília)
  • Cartões amarelos: Tiago Zorro, Rikelmy e Janeudo (Ferroviário); Titi, Kuscevic e Kervin Andrade (Fortaleza).
  • Árbitro: Rodrigues Junior
  • Assistente 1: Nailton Oliveira (FIFA)
  • Assistente 2: Anderson Rodrigues
  • VAR: Magno Cordeiro
Assuntos Relacionados