Jogador conversou com exclusividade com o Sistema Verdes Mares
Yago Pikachu marcou mais uma vez seu nome na história do Fortaleza Esporte Clube. Saiu dos pés do camisa 22 um dos gols que confirmaram a classificação do Leão para a inédita final da Copa Sul-Americana. Para ele, foi o gol mais marcante desde que chegou ao Pici.
“O mais importante. Pelo momento que é a partida, uma semifinal de Sul-Americana, onde conseguimos o objetivo que era chegar na final dessa competição tão importante e você fazendo gol, se torna mais importante ainda”, disse em entrevista ao Sistema Verdes Mares.
Pikachu é apenas uma das muitas peças do grande quebra-cabeça que tem sido montado pelo Fortaleza em 2023. Para a festa tricolor ficar completa, resta apenas uma peça: o tão sonhado título de campeão da Copa Sul-Americana 2023.
“A gente precisa sonhar, acreditar, porque acho que tudo que a gente fez durante toda a competição é muito justo a gente estar nessa final e consequentemente conquistar esse título histórico”, destacou o atacante tricolor.
EXPECTATIVA PARA A FINAL DA SULA
Na decisão, o Fortaleza retornará para onde começou sua trajetória internacional em 2023: o Estádio Domingo Burgueño, no Uruguai. Foi lá onde o Leão enfrentou o Deportivo Maldonado, na pré-Libertadores, e será lá onde enfrentará a LDU na final da Sula.
Yago Pikachu não esteve presente no Estádio Domingo Burgueño no confronto contra o Deportivo Maldonado. Ele havia sido expulso na última partida do Fortaleza na Libertadores de 2022 e estava suspenso para o confronto no Uruguai.
“Coração estava à flor da pele, porque é muito mais difícil acompanhar pela televisão, das arquibancadas, do que dentro de campo. Graças a Deus agora vou ter a oportunidade de ir para lá e quem sabe a gente conseguir o tão sonhado título”, confessou.
Pikachu, porém, não será o único tricolor presente no Estádio Domingo Burgueño no dia 28 de outubro, data marcada para a disputa da final. A expectativa é que milhares de torcedores do Fortaleza viagem ao Uruguai para acompanhar presencialmente a decisão.
Acho que o cenário vai ser todo colorido, vermelho, azul e branco. Tenho certeza que o torcedor vai fazer o máximo de esforço possível para estar nesse momento tão especial do clube. Nos tempos da Série C nunca abandonou e eu acho que não vai ser agora que o torcedor vai deixar de apoiar. Quem for vai fazer uma grande festa, vão largar muita coisa aqui para poder ir e nos acompanhar. Espero que a gente possa dar alegria com o título.
Autor de dez gols na atual temporada, Yago Pikachu virou sinônimo de sucesso para o Fortaleza. Em todos os jogos que o jogador marcou gol, o Tricolor do Pici venceu a partida. O sonho do atacante para a final, portanto, não poderia ser outro.
“O sonho a gente tem de conquistar o título, mas para completar tudo isso com um gol seria maravilhoso, fazer o gol do título mais importante da história do clube. Vamos trabalhar para isso”, comentou Pikachu ao projetar a final contra a LDU.
QUEM SERÁ TITULAR NA FINAL?
Yago Pikachu não vinha sendo titular do Fortaleza, mas ganhou a oportunidade contra o Corinthians, tendo em vista que o até então dono da posição, Marinho, sofreu uma lesão e não foi relacionado por Juan Pablo Vojvoda para a partida.
A resposta de Pikachu não poderia ser melhor: foi um dos grandes nomes do Tricolor do Pici na vitória por 2 a 0 sobre o Corinthians, no jogo de volta das semifinais da Sul-Americana, marcando o primeiro gol do Leão na partida.
O bom desempenho do atacante reacendeu um debate entre os torcedores do Leão: caso Marinho se recupere da lesão e tenha condições de entrar em campo no dia 28 de outubro, quem será o titular na ponta direita contra o LDU, na decisão da Sula?
A concorrência é muito grande. No começo do ano eu comecei jogando, depois o Calebe começou jogando, que eu acho um baita de um jogador, infelizmente machucou e agora está voltando, Marinho que chegou, teve aquele período de adaptação, conhecer o esquema de jogo, conhecer nós jogadores, depois começou a engrenar e infelizmente também acabou se lesionando, espero que até o dia 28 ele possa estar junto com a gente, à disposição.
“Essa dor de cabeça que seja para o Vojvoda. Quem ele escolher vai estar bem servido na posição, não só na direita, mas ele muda muito no meio-campo, no ataque, e o nosso grupo é muito forte, já demonstramos isso”, completou Pikachu.
Apesar de ter passado um período da temporada no banco de reservas, Yago Pikachu é o jogador que mais atuou com a camisa do Fortaleza na temporada 2023. Ao todo, neste ano, são 61 partidas, sendo 30 como titular e 31 saindo do banco de reservas.
“Eu era e continuo sendo, eu acredito, um jogador de confiança, até pelos dados, pelos números. Sou o jogador que mais jogou na temporada, então acredito que o treinador confia em mim, confia no meu trabalho, independente de posição ou não”, afirmou o ala.
ENQUANTO A FINAL NÃO CHEGA, FOCO NO BRASILEIRÃO!
Até a disputa da grande final da Sul-Americana, marcada para o dia 28 de outubro, o Fortaleza terá quatro compromissos pela Série A do Brasileirão 2023: enfrenta América-MG, Vasco, Bahia e Botafogo. Pikachu descartou focar apenas na Sul-Americana.
“A cobrança foi feita no vestiário após o jogo: não pode deixar o Brasileiro de lado. A gente quer ficar entre os seis primeiros colocados, para dar uma vaga direta na Libertadores. Os jogos vão servir de preparação para chegar muito focado dia 28”, explicou.
Impossível tirar o pé, até porque nós somos profissionais. Se a gente tirar o pé o Vojvoda vai nos cobrar muito. A gente vai encarar o nosso próximo adversário pelo Brasileiro com a maior seriedade possível.
O Fortaleza ocupa atualmente a nona colocação da Série A, somando 39 pontos em 25 rodadas disputadas. A distância para o G-6 é atualmente de apenas dois pontos, com o Fluminense, sexto, colocado, somando 41 pontos.
“A gente tem que encarar o Brasileiro como a competição mais importante também, porque é o que move o clube. A gente quer se manter na parte de cima da tabela, quer entrar nesse G-6, que sempre bate na trave”, completou Pikachu.
PIKACHU FICA NO FORTALEZA PARA 2024?
Apesar do bom momento, a permanência de Yago Pikachu no Pici para a próxima temporada ainda não está garantida. O jogador está emprestado ao Leão pelo Shimizu S-Pulse, do Japão. Mas há a possibilidade de permanência no Fortaleza em 2024.
“Está encaminhando, acredito que possa ser com um final feliz. A gente prolongou um pouquinho a decisão, até dezembro. O presidente já sabe o meu desejo de permanecer aqui, agora basta os clubes conversarem. Acredito que a chance de ficar seja grande”, confirmou Pikachu.