O volante Zé Welison marcou o único gol do Tricolor do Pici na partida
O Fortaleza empatou em 1 a 1 com o Corinthians na Neo Química Arena, em São Paulo (SP), na noite desta terça-feira (26), pela partida de ida das semifinais da Sul-Americana 2023. Zé Welison abriu o placar para o Leão e Yuri Alberto empatou para o Timão.
Com o resultado, a disputa pela vaga na grande final da Copa Sul-Americana permanece totalmente em aberto para o jogo da volta entre cearenses e paulista, que acontece na próxima terça-feira (3), na Arena Castelão, em Fortaleza (CE).
VEJA COMENTÁRIO DE WILTON BEZERRA
CONFUSÃO ANTES DA BOLA ROLAR
Antes do início da partida, torcedores do Fortaleza brigaram entre si nas arquibancadas da Neo Química Arena. Um grupo de torcedores caracterizados com adereços de torcidas organizadas do Tricolor do Pici trocaram agressões no setor destinado à torcida visitante.
PRIMEIRO TEMPO
O Fortaleza começou melhor do que o Corinthians nos minutos iniciais do primeiro tempo. Mesmo com a posse de bola equilibrada entre as duas equipes, era o Tricolor do Pici que conseguia chegar com mais perigo ao gol adversário.
O Corinthians, mandante na partida, tentava manter a posse de bola e partir para o ataque, mas não conseguia furar o bloqueio feito pela defesa do Fortaleza. O jogo permaneceu equilibrado e sem chances claras de gols até os 20 minutos da etapa inicial.
Aos 20 minutos do primeiro tempo, após cobrança de escanteio por parte de Marinho, atacante do Fortaleza, Zé Welison se antecipou à zaga do Corinthians e cabeceou para o fundo das redes. O juiz anulou o gol, mas após longa checagem no VAR, confirmou o gol.
Depois de sofrer o gol, o Corinthians se lançou com mais ímpeto ao ataque em busca do empate. A equipe mandante passou a ter maior posse de bola e tentou chegar ao gol de João Ricardo com mais frequência e perigo.
Foi neste contexto que o Timão chegou ao gol de empate. Aos 40 minutos do primeiro tempo, após passe em profundidade de Renato Augusto, Yuri Alberto conseguiu espaço livre entre os zagueiros do Fortaleza e chutou no canto de João Ricardo, empatando o jogo.
O placar permaneceu empatado em 1 a 1 até aos 49 minutos, quando o árbitro da partida assinalou o final do primeiro tempo.
SEGUNDO TEMPO
O segundo tempo começou bastante equilibrado, com as duas equipes alternando a posse da bola, mas sem chances claras pelos dois lados. Aos sete minutos, Vojvoda foi obrigado a fazer a primeira substituição após Marinho sofrer lesão e ser substituído por Yago Pikachu.
Foi justamente com o camisa 22 que o Leão chegou às suas melhores chances nos 20 primeiros minutos do segundo tempo. Em dois chutes fortes, sendo um para fora e outro defendido, o atacante chegou perto de marcar o segundo gol do Fortaleza na partida.
O Corinthians tentava usar o mando de campo ao seu favor e pressionar a defesa do Fortaleza, o que funcionou no início do segundo tempo. Apesar disso, a equipe paulista não conseguiu criar chances claras de gol até os 20 minutos da etapa final.
No segundo terço da etapa final, o jogo caiu de rendimento, ficando truncado, com muitas faltas. As equipes alternavam a posse de bola e não conseguiam criar chances claras de estufar as redes adversárias.
Buscando pressionar a equipe mandante, Juan Pablo Vojvoda promoveu as entradas dos atacantes Calebe e Machuca. O argentino, inclusive, conseguiu criar uma grande chance aos 30 minutos, após jogada individual, mas chutou por cima do gol de Cássio.
O jogo voltou a crescer de rendimento nos minutos finais da partida, com as duas equipes se lançando ao ataque em busca do gol que daria a vantagem para o jogo da volta. Apesar disso, o placar permaneceu inalterado até o final da partida. Corinthians 1 x 1 Fortaleza.
PRÓXIMOS JOGOS
No sábado (30), o Fortaleza recebe o Grêmio na Arena Castelão às 16h, pela 25ª rodada da Série A. No mesmo dia, às 18h30, o Corinthians encara o São Paulo no Morumbi. Leão e Timão voltam a se enfrentar pela Sul-Americana na terça-feira (3), às 21h30, no Castelão.
As entradas disponíveis para a torcida do Fortaleza para a partida de volta já estão esgotadas. De acordo com a assessoria do Tricolor do Pici, isso compreende tanto check-ins como ingressos.