Conmebol divulga redução de casos de Covid-19 na Copa América

O evento está sendo realizado no Brasil com as principais seleções sul-americanas

Legenda: A seleção brasileira é a atual campeã da Copa América
Foto: Lucas Figueiredo / CBF

A pandemia de Covid-19 começa a dar sinais de trégua no que diz respeito ao número de casos registrados durante a disputa da Copa América, que está sendo realizada no Brasil. A comissão médica da Conmebol divulgou tabela comparativa dos testes do novo coronavírus realizados em três datas do torneio e os dados refletem uma tendência de queda.

Os índices mostram aumento da eficiência dos protocolos sanitários aplicados na competição. Ainda em alta no país, a pandemia ultrapassou a marca dos 500 mil mortos desde que chegou ao Brasil.

Veja também

Segundo dados da entidade que comanda o futebol na América do Sul, em 14 de junho foram coletadas 3.045 amostras, dos quais 53 deram positivo, o que representa 1,73% do total. Cinco dias depois, em 19 de junho, o número de testes realizados subiu para 15.235, com 140 casos positivos, ou seja, 0,9% do total.

No dia 21 deste mês, a soma de todos os testes realizados desde o início do evento havia atingido 22.856, dos quais 166 foram positivos, reduzindo a incidência para 0,7%. O relatório inclui outro elemento relevante. A grande maioria dos casos corresponde ao pessoal de apoio logístico terceirizado no Brasil que ainda não havia sido vacinado, por razões além do controle da Conmebol.

Seleções infectadas

Ainda de acordo com o trabalho da entidade, os jogadores constituem uma minoria absoluta no grupo de positivos detectados. Além disso, muitos desses atletas já foram liberados para futuros encontros do torneio, após cumprirem a rigorosa quarentena imposta pelo Ministério da Saúde do Brasil.

Neste estudo, a Conmebol não informou quantos casos são de delegações estrangeiras que integram o torneio. A reportagem apurou que são 17 registros das seleções da Venezuela, Colômbia, Chile e Bolívia.