Seleção brasileira feminina bate Colômbia e conquista a Copa América pela 8ª vez

Time é o maior vencedor do torneio

Legenda: Seleção conquistou o oitavo título da Copa América.
Foto: Thais Magalhães/CBF

Seis jogos, 100% de aproveitamento, 20 gols anotados e nenhum sofrido. Não há rivais para a seleção brasileira feminina na América do Sul. Com campanha perfeita coroada com 1 a 0 sobre a anfitriã Colômbia, neste sábado, no Estádio Alfonso López, em Bucaramanga, a equipe de Pia Sundhage ergueu a taça da Copa América pela oitava vez em nove edições. Apenas em 2006 o troféu foi para outro país, com a Argentina.

Em seu jogo mais complicado na competição, a seleção brasileira passou alguns sustos e precisou de um pênalti para garantir nova conquista. Debynha foi derrubada e bateu com estilo para colocar o Brasil na frente - gol solitário da partida. Pela primeira vez, um jogo no continente teve a arbitragem de vídeo.

Foi a primeira conquista sob a direção de Pia Sundhage. Justamente no dia em que a treinadora sueca completou três anos no comando verde amarelo. Um prêmio justo para a treinadora que levou uma equipe renovada para a competição na Colômbia. Ainda garantiu vaga na Copa do Mundo de 2023, na Austrália e na Nova Zelândia, e nos Jogos Olímpicos de Paris, em 2024.

Na cerimônia que antecedeu a final, a ex-jogadora Formiga entrou com a taça no estádio. Ídolo e pioneira da seleção brasileira, a eterna camisa 8 acompanhou a conquista das tribunas.

Veja também

Imagem mostra jogadora de futebol
Legenda: Bia Zaneratto é um dos destaques da seleção feminina.
Foto: Thais Magalhães/CBF

PALPITES

inter@

Imagem mostra jogadoras de futebol abraçadas
Legenda: Sem Marta, seleção briga pelo oitavo título da Copa América.
Foto: Thais Magalhães/CBF

ESCALAÇÕES

Brasil: Lorena; Antonia, Tainara, Rafaelle e Tamires; Adriana, Angelina, Ary Borges e Kerolin; Debinha e Bia Zaneratto. Técnica: Pia Sundhage.

Colômbia: Catalina Pérez; Mónica Ramos, Daniela Arias, Jorelyn Carabali, Manuela Vanegas; Daniela Montoya e Lorena Bedoya; Leicy Santos, Catalina Usme e Linda Caicedo; Mayra Ramírez. Técnico: Nelson Abadía.

ARBITRAGEM

Árbitra: María Laura Fortunato (árbitra) 
Auxiliares: Mariana de Almeida e Daiana Milone VAR: Zulma Quiñones.


FICHA TÉCNICA

Colômbia x Brasil
Data e hora: 30/07, às 21h (de Brasília)
Local: Estádio Alfonso López, em Bucaramanga (COL)