Mulheres são protagonistas em livros sobre esporte; confira dicas de leitura

Lista de indicações preciosas para quem quer saber e entender mais sobre o mundo desse esporte

Legenda: Passa a Bola Para Elas, Mulheres do Parque São Jorge e Mulheres na Área estão entre as indicações.
Foto: Divulgação

Para quem gosta de ler sobre futebol, aí vai uma lista preciosa de dicas de livros escritos por Elas! Há produções acadêmicas e independentes, como também de grandes editoras. Três mulheres com trabalhos relevantes no campo acadêmico e no jornalismo deixaram as sugestões: a jornalista Thaís Jorge, editora do site Globo Esporte-CE, a repórter e integrante da Rede Nordestina de Estudos em Mídia e Esporte (ReNEme), Ana Flávia Nóbrega, e a professora Leda Maria Costa, do Laboratório de Estudos de Mídia e Esporte da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ).

#Dicas da Thaís

Imagem mostra capa de livro.
Legenda: Livro de Beatriz Carvalho e Karoline Tavares.
Foto: Divulgação

  • Passa a bola para elas (Karoline Tavares e Beatriz Carvalho) - Editora Primeiro Lugar

Resumo da editora: O Passa a Bola para Elas nasceu para compartilhar as histórias de dirigentes que assumem as responsabilidades no ambiente administrativo em qualquer área do clube. O livro traz um levantamento inédito quantitativo de mulheres em cargos de gestão nos clubes das Séries A e B do futebol brasileiro e também das Federações. Além disso, é possível conhecer histórias de mulheres de diferentes regiões do Brasil, a primeira diretoria feminina de um clube de futebol e também perfis de três cearenses em cargos de gestão. São histórias que precisavam ser contadas e agora estão disponíveis nesta publicação.

  • A Verdadeira Regra do Impedimento (Karine Nascimento) - Editora Primeiro Lugar.

Resumo da editora: Em 1983, houve um campeonato feminino cearense que mal foi divulgado. É essa história contada no livro A Verdadeira Regra do Impedimento: a história do futebol feminino cearense. A obra mostra, acima de tudo, mulheres. Mulheres essas que, a seu modo, são transgressoras, pela simples - ou não tão simples assim - decisão de assumir a paixão pelo esporte. Os exemplos das jogadoras cearenses são usados para mostrar problemas recorrentes no país, como a falta de apoio e a forma como a imprensa ajuda a manter a modalidade como "inferior". Além do resgate histórico, o livro traz atualidade com a ajuda de nomes como as jornalistas Nadja Mauad, Clara Albuquerque, as integrantes do Dibradoras e a premiada atleta de futsal Amandinha.

  • Os Sem-Copa (Clara Albuquerque) - Maquinária Editora.

Resumo da editora: Os Sem-Copa é uma viagem pelo universo de craques que encantaram os brasileiros, mas que, pelos mais variados motivos, não estiveram presentes em uma Copa do Mundo. Com rara sensibilidade, a jornalista Clara Albuquerque, a partir dessa premissa, costura histórias recheadas de dramas e paixões. De Friedenreich, passando por Oberdan Cattani, Heleno, Tesourinha, Evaristo, até nomes como Geraldo, Roberto Batata e Dener, o livro apresenta, com originalidade, um rico painel do futebol brasileiro.

#Dicas da Flávia

Imagem mostra capa de livro.
Legenda: Livro de Geiza Martins e Juliana Francini.
Foto: Divulgação

  • Mulheres do Parque São Jorge - Histórias de um amor alvinegro (Geiza Martins e Juliana Francini) - Editora Matrix

Resumo da editora: Mulheres do Parque São Jorge - Histórias de um Amor Alvinegro|O futebol é disparado o esporte que mais mobiliza o brasileiro. Torcer por um time ou outro já faz parte da identidade de cada indivíduo. Há muitos anos o futebol deixou de ser um campo exclusivamente masculino e passou a receber a beleza e a alegria contagiante da mulher. Guerreiras e campeãs que vêm para provar que não têm medo de dividida elas podem entrar na jogada e ser mais apaixonadas que muitos marmanjos. O futebol é de todos. Salve o Corinthians e as corintianas!

  • A Linha da Bola (Clara Albuquerque) - Editora gryphus

Resumo da editora: um guia para mulheres (e homens!) que ajuda a entender as minúcias desta paixão nacional - a autora trata o assunto com muito bom humor e descontração, driblando o preconceito e provando que as chuteiras podem dar lugar ao salt o alto. Todos os 11 capítulos são subdivididos em “Pretinho Básico”, “Esporte Fino” e “Passeio Completo”, termos através dos quais Clara discorre sobre informações do universo futebolístico como a história do esporte, número de jogadores em cada time, modelos de uniformes, esquemas táticos, posições, principais técnicos e jogadores da história, incluindo breves biografias, clubes em que jogaram e número de gols.

  • Mães de jogadores, filhos do futebol (Rosana Maciel) - Editora Viseu 

Resumo da editora: Mães de Jogadores Filhos do Futebol é um relato realista leve e dinâmico onde conto a minha experiência como mãe de jogador de futebol acompanhando meu filho nessa profissão. Todas as dores, dificuldades, sacrifícios, ansiedades, dúvidas, superações, conquistas, vitórias e alegrias. Me coloco também no lugar de tantas outras mães que não conheci, das que conheci e convivi em seus dramas que são tão parecidos com os meus. Este livro serve de alerta e esperança para aqueles que ainda não sabem o que é viver no mundo da bola e para os que sabem, trás cumplicidade e incentivo para que não deixem de acreditar um só minuto no sucesso.

 

#Dicas da Leda

Imagem mostra capa de livro.
Legenda: Livro de Cláudia Samuel Kessler.
Foto: Divulgação

  • Mulheres na Área - Gênero, diversidade e inserções no futebol (Cláudia Samuel Kessler) - UFRGS Editora

Resumo da editora: Esta obra contesta a convencional posição de que o Brasil é somente o pais do futebol de homens. Este livro é um convite para que se possa entender melhor a participação das mulheres em um campo esportivo bastante familiar à cultura brasileira. É um rico material para os interessados no futebol, seja o público geral ou o pesquisador acadêmico, representando a atual produção de conhecimento na área esportiva. Eis uma leitura que permitirá entender melhor o futebol, ou melhor, um outro futebol, ainda invisível.

  • As Mulheres no Universo do Futebol Brasileiro (Cláudia Samuel Kessler, Leda Maria da Costa e Mariani da Silva Pisani) - Editora UFSM.

Resumo da editora: Composto por 18 capítulos, o livro é um presente a todos/as os/as entusiastas do futebol feminino no Brasil, bem como é um convite de leitura aos curiosos em conhecer um pouco mais sobre essa modalidade tão controversa e fascinante. Os textos aqui compilados foram escritos – em sua grande maioria – por mulheres que possuem longa trajetória acadêmica nos estudos sobre práticas esportivas. A área de atuação dos/as autores/as aqui presentes é bastante variada: Antropologia, Comunicação Social, Educação, Educação Física, História e Psicologia. Essa multiplicidade fornece vieses diferentes sobre os diferentes futebóis praticados por mulheres, dentro e fora dos gramados.

  • O Brasil no campo de futebol - Estudos antropológicos sobre os significados do futebol basileiro (Simoni Lahud Guedes) - Editora EDUFF

Resumo da Editora: Esse livro reúne artigos sobre os significados do futebol brasileiro. É o resultado de pesquisas diversas, realizadas pela autora. Na primeira parte, os artigos enfocam o futebol como operador da identidade nacional brasileira, analisando, de modo peculiar, a forma como ele se transforma em veículo para o debate sobre as características do “povo brasileiro”. Na segunda, são analisados alguns significados do futebol na vida dos trabalhadores urbanos, acentuando-se a forma como sedimenta as redes de sociabilidade masculinas e seus possíveis redimensionamentos em termos sociais e políticos. O lugar do futebol no processo mais amplo de socialização masculina é também enfocado por meio de um estudo de caso de uma “escolinha de futebol”.