Chamusca retorna ao Fortaleza com aval do elenco e acordo até 2021

Técnico realiza a terceira passagem pelo time cearense, dessa vez com mais experiência na carreira. O objetivo de manutenção do estilo tático e o bom ambiente em trabalhos anteriores foram decisivos para escolha do treinador

Legenda: Marcelo Chamusca retorna ao Leão após 5 anos
Foto: JL Rosa

Marcelo Chamusca irá comandar o Fortaleza na sequência da Série A do Campeonato Brasileiro. O técnico foi o escolhido para substituir Rogério Ceni e manter o clube na elite nacional: com a temporada em andamento e o calendário apertado devido à Covid-19. Apesar da ‘grife’ diferente dos candidatos, firmou contrato até dezembro de 2021 e chega com aval do elenco atual.

A opção não foi a primeira, mas há critérios analisados, principalmente pela dificuldade no mercado. Chamusca estava empregado no Cuiabá - em 3º na Série B e vaga nas quartas da Copa do Brasil. O baiano de 54 anos tem perfil jovem e trabalhos promissores, além de defender o time cearense em duas ocasiões anteriores (2014 e 2015), com campanhas na Série C e título estadual. 

Dos pontos estudados para oficializar uma terceiro momento do comandante, a cúpula compreendeu que o técnico tem: bom ambiente com os jogadores; experiência com seis atletas do elenco (Max Walef, Tinga, Bruno Melo, Felipe, Bergson e Juninho); expectativa de pouca mudança no padrão tático atual e conhecimento do ambiente interno tricolor.

Ouça o podcast 'FortalezaCast'

É preciso reconhecer também a evolução do treinador. Chamusca não é o mesmo de cinco temporadas atrás. No intervalo, teve passagens por Ceará, CRB e Paysandu. Hoje, é melhor que muitos disponíveis no futebol brasileiro.

Os pontos o tornam uma boa opção, principalmente pelo cenário. Antes, a diretoria tricolor tentou técnicos livres: Roger Machado, Dorival Júnior e Tiago Nunes como lista prioritária. Os nomes foram consultados em sequência, com recusas por diferentes motivos.

O grupo alternativo discutido então foi Thiago Larghi, Felipe Conceição, Ney Franco e Luxemburgo. Nenhum sequer foi buscado, não houve consenso sobre os candidatos. Por isso, a relação com o clube pesou em prol de Chamusca.

Negociação diferente

Com o nome definido, o Fortaleza precisava iniciar as negociações por Marcelo Chamusca. O Cuiabá tinha uma decisão na Copa do Brasil contra o Grêmio na Arena Pantanal, ontem, e isso mudou o panorama da relação. As conversas foram direcionadas aos gestores do time de Mato Grosso e para Roger Gouveia, preparador físico com passagem pelo Leão.

Para concretizar o acordo, o time terá que pagar a multa contratual prevista. No entanto, o Cuiabá optou por desligar a comissão técnica inteira, que conta ainda com auxiliar Caio Autuori, antes da partida decisiva.

Início do trabalho

Na Série B, o Cuiabá tinha uma postura tática agressiva no 4-2-3-1. Com média de 50,4% de posse, aposta na transição em velocidade com avanço pelos lados. Características se adequam ao plantel formado no Pici, inclusive em condições táticas similares.

A delegação do Fortaleza retorna para a Capital de voo fretado da Bahia hoje, com saídas às 6h e desembarque às 8h. O grupo terá folga, e Chamusca tem previsão de chegada durante a tarde.

Uma reunião ocorrerá para contato com a comissão técnica na sede leonina. A apresentação aos atletas e preparação para partida contra o São Paulo ocorrem na sexta-feira (13), com jogo no sábado, às 19h, na Arena Castelão.