O Ceará sofreu a primeira derrota em casa na temporada de 2023. Sem o apoio da torcida, a equipe foi vencida pelo Guarani-SP por 3 a 0, no Estádio Presidente Vargas. O time visitante ainda deu fim a um tabu de 49 anos sem vencer o Vovô como visitante, em jogos da 1ª ou 2ª divisão. Os times se enfrentaram em partida válida pela 2ª rodada da Série B. Isaque e Bruno Mendes marcaram os gols da vitória ainda no primeiro tempo. Derick fechou o placar na última etapa.
Com o resultado, o Guarani somou a segunda vitória na competição. Assim, o time é o líder da Série B por saldo de gols. Já o Alvinegro ainda não venceu na competição e está em último na tabela.
Próximos desafios
As equipes entram em campo novamente nos jogos da 3ª rodada do Brasileirão. O Alvinegro encara o ABC no domingo (30), às 18h (de Brasília), no Frasqueirão. Já o Guarani enfrenta o Ituano na sexta-feira (28), às 21h30, no Brinco de Ouro.
Como foi o jogo?
O Ceará pressionou o adversário nos primeiros minutos. O estreante Álvaro e Erick Pulga criaram boas chances. Com dificuldade na saída de bola, o Guarani buscou longos lançamentos para levar perigo. Os visitantes viam o Alvinegro trabalhar mais a bola e se segurar bem pelas laterais, mas conseguiram ser mais efetivos. Aos 10 minutos, após jogada pelo meio, Bruno Mendes chutou e viu Richard espalmar. Mas a bola sobrou no pé de Isaque, que abriu o placar para o time alviverde.
O Guarani começou a impor mais velocidade e achar espaço pelo meio. Do outro lado, o Vovô recuou bastante a bola, já que mostrou dificuldade de avançar além do meio do campo. Erick e Warley apareceram pela direita, mas sem efetividade na finalização.
Bruno Mendes tentou pelo Bugre, Arthur Rezende apareceu pelo Vovô. Aos 24’’, o camisa 9 do time visitante recebeu a bola de Isaque. Ele escapou da marcação de David Ricardo e fez o segundo do Guarani. Com pouca velocidade e aproximação, o time de Morínigo sofreu com a marcação pelo meio. Pulga até conseguiu chegar com perigo algumas vezes, mas sofreu para finalizar. Apesar das oportunidades na bola parada, o Vovô não conseguiu reduzir a vantagem adversária até o intervalo.
A equipe de Morínigo voltou para o 2º tempo com mudanças. Nicolas entrou e chamou a marcação. O novo reforço do Alvinegro agitou o ataque, mostrou qualidade, mas viu o setor ofensivo ainda desorganizado. Erick e Luvannor também tentaram marcar. O Alvinegro chegou mais vezes ao ataque mas não se organizou para finalizar com qualidade.
Apesar de criar, a equipe sofreu com a marcação e também com a pouca aproximação. O Guarani voltou a recuperar a bola no meio facilmente e teve paciência para segurar o resultado. Aos 31’, após bate e rebate na área, o camisa 9 do Alvinegro mandou a bola para o gol. No entanto, o auxiliar marcou posição irregular.
Com a entrada de Jean Carlos e Janderson, o Ceará conseguiu acertar mais passes do meio para a frente, apesar da forte marcação do Bugre. Aos 41’, o Ceará perdeu Tiago Pagnussat após falta em Derek. Com um zagueiro a menos, em casa e sem torcida, o Alvinegro viu o atacante adversário sacramentar o placar em 3 a 0 aos 50 minutos.