Paulo César Norões: Assembleia quer incentivar cidadania

Escrito por Redação ,

Muito boa a iniciativa da Assembleia Legislativa de encetar campanha para incentivar o exercício da cidadania no nosso Estado. O "Ideia Certa" terá um calendário anual de ações para informar à população sobre direitos e deveres e conscientizar sobre assuntos como saúde, educação e meio ambiente. O primeiro tema da campanha é segurança no trânsito, em alusão ao Maio Amarelo, movimento internacional para redução de acidentes. O próprio presidente da Assembleia, José Sarto, será o fiador da campanha. Ele, porém, deixa claro que dividirá a responsabilidade com seus pares. O "Ideia Certa" será construído coletivamente por todos os deputados, observando temas em evidência e em sintonia com as demandas da sociedade. "Com isso, o parlamento terá uma programação de debates sobre assuntos relevantes para a sociedade e mais subsídios para promover audiências públicas, solenidades, seminários e diversas outras ações", justifica Sarto.

Na cola

Pode ser só coincidência, mas também pode não ser. É cada vez mais constante a presença do deputado José Sarto Nogueira nos eventos públicos da Prefeitura de Fortaleza. Ontem mesmo, lá estava o presidente da Assembleia Legislativa ao lado de Roberto Cláudio, quando o prefeito assinou a ordem de serviço para a construção do primeiro parque voltado para o lazer e bem-estar dos idosos do Nordeste, o Parque da Longevidade. Embora ele reiteradamente venha negando intenção de se candidatar, o nome de Sarto é sempre lembrado nas rodas políticas como possível sucessor de RC.

Prestígio conservado

Eunício Oliveira perdeu o mandato, mas preserva o prestígio político. Até hoje, estão mantidos nos cargos federais no Estado seus aliados, indicados ainda no Governo Temer. No Governo Camilo, além do secretário do Esporte e do titular da Controladoria e Ouvidoria Geral (CGE), Eunício vê assumir cargo de assessor especial da Casa Civil um aliado bem próximo, Bruno Sarmento, que vai atuar na área de planejamento e gestão da pasta comandada pelo braço direito do governador, Élcio Batista.

Tudo em casa

Caberá ao próprio governador Camilo Santana entregar a Medalha Ivens Dias Branco ao empresário Beto Studart, na noite desta quinta-feira, no Palácio da Abolição. A interação produtiva entre o governador e o presidente da Fiec nos últimos cinco anos, que fez andar projetos de desenvolvimento tocados em parceria pelo Estado e o setor produtivo, abriu caminho também para o florescimento de uma fraterna amizade entre os dois. Daí que o ato solene de logo mais pode ser catalogado também como uma reunião de amigos.

Governança metropolitana

"O Desafio do Pacto Interfederativo: a Gestão da Governança Metropolitana" é o tema da palestra do deputado Salmito Filho (PDT), neste sábado à tarde, no Encontro Regional do Campo de Públicas Nordeste (Erecap), que será realizado no auditório do Centro de Tecnologia da UFC. Salmito é um entusiasta da matéria. No início do ano, promoveu seminário na Assembleia, para buscar sugestões para otimização da aplicação dos recursos públicos com planejamento regionalizado.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.