Micro e minigeração serão isentas de ICMS

A medida foi aprovada pelo Confaz e contempla as produções com capacidade instalada de até 1 MW

Escrito por Redação ,
Legenda: A aprovação virtual da medida antecipou um resultado que seria obtido apenas na reunião presencial do Confaz, marcada para os dias 16 e 17 de julho, no Rio de Janeiro
Foto: FOTO: NATINHO RODRIGUES

A partir do dia 1º de setembro, a produção de energia elétrica por micro e minigeradores no Estado igual ou inferior a 1 megawatt (MW) será isenta do Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS). A medida é resultado da aprovação, junto ao Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz), do Convênio ICMS 52/15, que autoriza a adesão do Ceará e de Tocantins à determinação de isenção do tributo, estabelecida pelo mesmo órgão em abril deste ano.

A aprovação foi decidida através de votação virtual, solicitada pelo próprio secretário da Fazenda, Mauro Filho, e adiantou o resultado que seria obtido na reunião presencial do Confaz, marcada para os próximos dias 16 e 17 de julho, no Rio de Janeiro.

A antecipação da medida, segundo Mauro Filho, representa também o compromisso do governador Camilo Santana, que havia acertado a adesão do Ceará ao convênio durante uma reunião com a Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec).

Na avaliação do secretário, a isenção do imposto não deve implicar em grandes impactos para a arrecadação do Estado. "Isso vai trazer um estímulo para que as pessoas produzam a própria energia, estimular o consumo e a produção industrial nesse segmento e até gerar mais empregos no Estado", defende Mauro.

A isenção do ICMS sobre a energia produzida por micro e minigeração foi aprovada em abril, por meio do Convênio ICMS 16/15, que autorizava os estados de Goiás, Pernambuco e São Paulo a conceder o benefício. Segundo as resoluções da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), é considerada micro geração aquela cuja potência instalada é menor ou igual a 100 kilowatt (kW), enquanto a minigeração tem potência instalada superior a 100 kW e menor ou igual a 1 MW. Na avaliação do diretor setorial de micro e minigeração de energia do Sindicato das Indústrias de Energia e de Serviços do Setor Elétrico do Ceará (Sindienergia), Vilmar Pereira, o incentivo deve acarretar um crescimento de 300% no total de microgeradores ainda neste ano, com destaque para a geração fotovoltaica.

"Esse era um dos maiores entraves para que a micro e mini- geração desse certo, porque isso representa 1/4 do valor da produção de energia, era isso que estava encarecendo o sistema", diz Pereira, referindo-se ao peso do ICMS sobre a produção.

Conquista para o setor

O abatimento do imposto sobre a geração de energia já havia sido tema de um projeto, indicado pelo deputado estadual Odilon Aguiar, que prevê a isenção progressiva no ICMS na micro e minigeração de energia solar.

O Programa Cearense de Desenvolvimento Sustentável (Procedes), como é chamado o projeto, sugere a o abatimento total de ICMS em equipamentos, peças e componentes utilizados nesse tipo de geração e que sejam produzidos no Ceará, enquanto os fabricados fora do Estado teriam desconto de 50%.

Sobre os supérfluos

Ainda segundo o secretário da Fazenda, deve ser enviada até amanhã, para a Assembleia Legislativa, o projeto que trata do aumento da tributação de itens considerados supérfluos no intuito de ampliar a arrecadação para o Fundo Estadual de Combate à Pobreza (Fecop).

Em entrevista ao Diário do Nordeste, o governador Camilo Santana exemplificou esses itens com os cosméticos acima de R$ 150 e produtos de pet shop, com exceção das vacinas.

"Após ser aprovada pelos deputados, a lei entrará em vigor na data de publicação, mas a nova tributação será cobrada apenas a partir de janeiro de 2016, para atender aos princípios da noventena e da anterioridade", explicou Mauro Filho.

O princípio da noventena diz que uma lei que cria ou aumenta um tributo deve ser publicada 90 dias antes da cobrança do mesmo, enquanto o princípio da anterioridade estabelece que esse mesmo tipo de lei seja publicado no ano anterior ao da cobrança de um tributo.

Jéssica Colaço
Repórter

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.