Instagram encerrará filtros de realidade aumentada feitos por usuários a partir de 2025

Modificações de rosto, corpo e ambiente feitas por influenciadores e criadores de conteúdo não poderão mais ser aplicadas em novos posts

Legenda: Serão afetados, até o momento, os filtros que usam realidade aumentada
Foto: Reprodução/Meta

A partir de janeiro de 2025, o Instagram vai encerrar os filtros com realidade aumentada feitos por usuários e criadores de conteúdos. Isso significa que modificações de rosto, corpo e ambiente feitas por influenciadores, além de jogos e gincanas, não serão mais disponibilizadas na rede social, segundo anunciado nesta terça-feira (27) pela Meta. 

A mudança ocorre no dia 14 de janeiro. Segundo a Meta, somente filtros oficiais da própria empresa serão liberados tanto no Instagram quanto no Facebook e no Messenger. 

O texto divulgado pela empresa não cita se os filtros que mexem com cores, luzes e ajustes mais simples serão descontinuados também. 

Veja também

Fim dos filtros 

Os filtros eram feitos pro meio da plataforma Meta Spark, que será fechada. 

"Após uma análise cuidadosa, foi determinado que a Meta priorizará investimentos em outras prioridades da empresa. Como resultado, não seremos capazes de continuar a dar suporte à plataforma Meta Spark a longo prazo", diz comunicado. 

Serão descontinuados o Meta Spark Studio, o Meta Spark Players e o Meta Spark Hub. Na nota, a Meta agradeceu aos criadores de conteúdo que "abraçaram" a ideia de filtors de realidade aumentada, que foram usados  “bilhões de vezes, por centenas de milhões de usuários das plataformas da Meta”.