Jorge Guaranho, assassino de tesoureiro do PT, é alvo de processo administrativo no Depen

Servidor da penitenciária de Catanduvas invadiu a festa de aniversário e disparou contra Marcelo Arruda

Escrito por Redação , pais@svm.com.br
Jorge Guaranho
Legenda: Acusado segue internado e tem quadro clínico estável
Foto: Reprodução

O agente penitenciário Jorge Guaranho, já indiciado pela morte de Marcelo Arruda, ex-tesoureiro do PT, é alvo agora de um processo disciplinar da Corregedoria-Geral do Departamento Penitenciário Nacional (Depen).

Veja também

A informação consta em um ofício assinado pelo presidente da Comissão de Processo Administrativo Disciplinar (PAD), Percio Baldi. O documento foi encaminhado ao juiz de direito da 3ª Vara Criminal de Foz do Iguaçu, Gustavo Germano Francisco.

Baldi pediu o compartilhamento de provas justificando que a jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça (STJ) prevê a "possibilidade de utilizar provas emprestadas de inquérito policial e de processo criminal na instrução de (PAD), desde que assegurados o contraditório e a ampla defesa". 

Guaranho, que é servidor da penitenciária federal de Catanduvas, no Paraná, poderá sofrer advertência, suspensão ou demissão após a conclusão do processo. 

Assassinato

O crime atribuído ao agente ocorreu no último dia 9 de julho em Foz do Iguaçu (PR). O acusado invadiu a festa temática de aniversário de Marcelo Arruda aos gritos de "Aqui é Bolsonaro", segundo uma testemunha. Ele usou uma arma funcional para disparar contra a vítima.

O agente foi indiciado na última sexta-feira (15) por homicídio duplamente qualificado, por motivo torpe e causar perigo comum. A Polícia Civil divulgou que o assassinato do ex-tesoureiro do PT não foi por motivação política. 

"É difícil nós falarmos que é um crime de ódio, que ele matou pelo fato de a vítima ser petista", afirmou a delegada Camila Cecconello.

Também baleado pela vítima, que revidou o ataque, Arruda tem quadro clínico considerado estável, sem uso de sedativos e sem ventilação mecânica, conforme a Secretaria de Segurança Pública do Estado do Paraná

 

 

Assuntos Relacionados