Dirigível cai em São Paulo e deixa pessoa ferida na capital; veja vídeo
Uma pessoa ficou ferida, mas não houve registro de mortes, nem de incêndio
Um dirigível personalizado com frases de apoio ao time São Paulo caiu, no início da tarde desta quarta-feira (25), no bairro Veloso, no município de Osasco (SP). Conforme o Uol, duas pessoas estavam no aeróstato e uma foi socorrida com ferimentos leves pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Não houve registro de mortes, nem de incêndio.
O veículo é do modelo ADB 3-3, com 49 m de comprimento e 17 m de altura. Havia duas mensagens escritas nele: "Torcida que conduz" e "Vamos, São Paulo", sendo uma em cada lado. O piloto foi identificado como Charles Chueiri.
O dirigível começou a perder altura e caiu, atingindo residências e postes elétricos. Não há informações se o pouso foi forçado ou se realmente foi uma queda.
🇾🇪: Um dirigível do São Paulo, estampado com a frase 'Torcida que conduz!' acabou caindo em Osasco. Segue os vídeos! 👇
— Espaço Tricolor (@espacotricolor.bsky.social) September 25, 2024 at 12:36 PM
[image or embed]
O Corpo de Bombeiros, acionado às 12h05, chegou com quatro viaturas e irá realizar a retirada da aeronave. Os Bombeiros aguardam apoio da Enel para desenergizar os postes.
Há espaço para seis tripulantes, sendo o piloto e outras cinco pessoas. No entanto, neste caso, o aeróstato da empresa Airship do Brasil não estava com a lotação máxima.
Veja também
Ainda segundo o Uol, o dirigível, que sobrevoou várias regiões de Osasco antes de cair, fazia parte de uma ação contratada pelo São Paulo no dia de um jogo contra o Botafogo.
A ocorrência está sendo investigada pelo Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa).
São Paulo Futebol Clube lamenta ocorrido
"O São Paulo FC lamenta o incidente ocorrido com o dirigível contratado por locação da Airship do Brasil Indústria e Serviços Aéreos SA. A empresa já havia prestado este mesmo serviço ao Clube por ocasião da final da Copa do Brasil, em 2023, sem nenhuma intercorrência.
O aparelho fazia um teste nesta manhã em preparação ao sobrevoo noturno, previamente autorizado pela ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil), que estava programado para a região do estádio.
O Clube informa que, felizmente, não houve feridos com gravidade e está prestando todo o suporte necessário aos tripulantes e demais envolvidos".