EUA autorizam envio de 3 milhões de doses da vacina da Janssen ao Brasil

De acordo com o Ministério da Saúde, a previsão é que os imunizantes cheguem na próxima semana, mas ainda não há data definida

Escrito por Raquel Lopes/Folhapress ,
vacina janssen
Legenda: Os 3 milhões de doses que vão chegar ao Brasil têm prazo de validade até o próximo dia 27 de junho e precisam ser aplicadas até esta data
Foto: Christophe Simon/AFP

A FDA, agência reguladora de medicamentos dos Estados Unidos, autorizou o envio de 3 milhões de doses de vacinas da Janssen, da empresa Johnson & Johnson, ao Brasil.

De acordo com o Ministério da Saúde, a previsão é que os imunizantes devam chegar na próxima semana, mas ainda não há data definida.

Veja também

Os 3 milhões de doses que vão chegar ao Brasil têm prazo de validade até o próximo dia 27 de junho e precisam ser aplicadas até esta data.

O Ministério da Saúde falou também que fará uma ampla campanha de utilidade pública incentivando as pessoas a procurarem os postos de saúde. Segundo a pasta, o país tem capacidade de aplicar até 2,4 milhões de doses de vacinas por dia.

Eficácia global

contrato, assinado em março deste ano, garante 38 milhões de doses do imunizante ao Brasil. A previsão inicial de entrega era de 16,9 milhões de doses entre julho e setembro e 21,1 milhões de outubro a dezembro.

A vacina fabricada pela Johnson & Johnson tem eficácia global de 72%. Já a proteção contra casos graves da doença é de 85%, segundo estudo realizado em janeiro deste ano.

Chegada da vacina da Janssen ao Ceará

O primeiro lote da vacina da Janssen chega ao Ceará no começo da próxima semana, conforme o governador Camilo Santana. Serão 120,2 mil doses do imunizante, que é de dose única. 

As vacinas serão aplicadas somente na população entre 30 e 44 anos (em ordem decrescente de idade) e serão distribuídas a todos os 184 municípios cearenses.

O carregamento corresponde a 24% de toda a população geral dessa faixa que está cadastrada no site Saúde Digital.

Conforme a Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), as doses chegam entre a próxima segunda-feira (14) e a terça (15), e serão distribuídas a todas as cidades em um prazo de 24 horas.

Assuntos Relacionados