Dois cadernos de Charles Darwin reaparecem misteriosamente após 22 anos desaparecidos

Os documentos valem milhões de libras e eram considerados roubados

Escrito por AFP ,
Uma imagem divulgada pela Biblioteca da Universidade de Cambridge em 5 de abril de 2022 mostra o esboço da 'Árvore da Vida' de 1837 em uma página de um dos cadernos perdidos do cientista britânico Charles Darwin
Legenda: Uma das obras contém um desenho do esboço da "Árvore da Vida", que se tornou o símbolo da teoria da evolução do naturalista inglês
Foto: STUART ROBERTS / UNIVERSITY OF CAMBRIDGE / AFP

Dois preciosos cadernos de Charles Darwin, desaparecidos há mais de 20 anos da Universidade britânica de Cambridge e considerados como roubados, reapareceram misteriosamente em uma sacola de presente depositada na biblioteca com um cartão de felicitações. As obras valem milhões de libras.

Veja também

Os documentos "foram devolvidos em bom estado à biblioteca da Universidade de Cambridge mais de duas décadas depois de seu desaparecimento", informou a biblioteca em um comunicado divulgado nessa terça-feira (5).

Um deles contém um desenho do esboço da "Árvore da Vida", que se tornou o símbolo da teoria da evolução do naturalista inglês.

Imagem mostra a bolsa de presente rosa e o envelope endereçado ao 'Bibliotecário da Universidade' onde os cadernos perdidos do cientista britânico Charles Darwin foram devolvidos dentro
Legenda: Os documentos foram entregues anonimamente dentro de uma bolsa de presente rosa
Foto: STUART ROBERTS / UNIVERSITY OF CAMBRIDGE / AFP

Ambos foram entregues anonimamente em 9 de março de 2022, em uma sacola rosa com um cartão em um envelope, desejando "Feliz Páscoa" aos bibliotecários.

"Estou extremamente aliviada de saber que os livros se encontram em bom estado", comemorou a diretora dos serviços bibliotecários, Jessica Gardner.

"Assim como muitas outras pessoas em todo mundo, fiquei profundamente triste por sua perda. A alegria de seu retorno é imensa", acrescentou. 

Campanha para encontrar cadernos

Em novembro de 2020, Gardner lançou um amplo apelo para encontrar os cadernos, "provavelmente roubados", e com valor estimado em milhões de libras. A polícia local foi notificada, e os cadernos foram incluídos no banco de dados da Interpol de obras de arte roubadas.

Imagem mostra os cadernos perdidos devolvidos do cientista britânico Charles Darwin
Legenda: Documentos valem milhões de libras
Foto: STUART ROBERTS / UNIVERSITY OF CAMBRIDGE / AFP

Os dois cadernos foram retirados da sala, onde estavam guardadas as obras mais valiosas da biblioteca para serem fotografadas em setembro de 2000. Em uma inspeção de rotina feita em janeiro de 2001, verificou-se que a pequena caixa que os continha, do tamanho de um livro de bolso, não estava mais no lugar. 

Por muitos anos, os bibliotecários acreditaram que os cadernos haviam sido colocados em algum outro lugar da biblioteca, que abriga cerca de 10 milhões de livros, mapas, manuscritos e outros objetos. 

Os trabalhos de Charles Darwin (1809-1882), pai da teoria da evolução, permitiram compreender que o ser humano não estava nem no centro, nem no topo da vida.

Os dois cadernos encontrados serão apresentados ao público no meio do ano como parte de uma exposição em Cambridge dedicada ao cientista.

Assuntos Relacionados