Os amantes do espaço poderão testemunhar um fenômeno especial nesta semana, quando Mercúrio, Júpiter, Vênus, Urano, Marte e Lua se alinharão, e poderão ser vistos a olho nu de qualquer lugar da Terra. O chamado “desfile planetário” torna-se visível logo após o pôr do sol.
Em entrevista à NBC News, Bill Cooke, astrônomo da Nasa, revelou que o alinhamento estará mais evidente nesta terça-feira (28). No entanto, é importante ressaltar que, para apreciar o fenômeno, é necessário que o observador esteja em um local de céu claro e tenha uma boa visão do horizonte a oeste.
Na noite escura, Vênus deverá se destacar como um ponto brilhante, enquanto Marte aparece próximo à Lua, em um tom mais avermelhado.
Por outro lado, Urano e Mercúrio, que estarão mais escuros, podem dar um pouco mais de trabalho para o observador amador, necessitando de algumas ferramentas para melhor visualização, como binóculos ou telescópios.
Já o maior planeta do sistema solar, Júpiter, deverá desaparecer cerca de meia-hora após o fim da tarde, assim como Mercúrio.
De acordo com Cooke, o próximo “desfile planetário” só deverá ocorrer em junho.