Uma câmera a bordo do Mars Reconnaissance Orbiter registrou uma imagem inusitada durante seu passeio pelo espaço, em dezembro do ano passado: o rosto de um urso em Marte.
Um padrão de fratura circular na superfície marciana moldou a cabeça, enquanto duas crateras se assemelharam aos olhos. Uma estrutura de colapso em forma de V criou a ilusão do nariz de um urso. As informações são da CNN.
Explicação do 'urso de Marte'
Conforme apontam os cientistas na Nasa, a fratura circular pode ser explicada devido ao assentamento de um depósito no topo de uma cratera de impacto enterrada, preenchida com lava ou lama. Já a característica semelhante a um nariz é possivelmente uma abertura vulcânica ou uma abertura de lama.
A câmera HiRISE tem realizados imagens de Marte desde 2006, quando o Mars Reconnaissance Orbiter começou a orbitar o planeta vermelho. A câmera foi projetada para captar imagens detalhadas da superfície marciana, incluindo recursos tão pequenos quanto 3 pés (0,91 m).
A nave da Nasa orbita Marte a cada 112 minutos, voando de cerca de 255 quilômetros acima do polo sul para 320 quilômetros sobre o polo norte.
A espaçonave e seu conjunto de instrumentos ajudam os cientistas da Nasa a estudar a atmosfera marciana, o tempo e o clima, e como eles mudam com o tempo, em busca de evidências de água, gelo e terreno complexo.