Operação Mãos Limpas do MPCE apura fraudes na compra de álcool em gel na cidade de Granjeiro

Entre as irregularidades investigadas, órgão aponta superfaturamento na aquisição de três mil litros do produto higienizante

Escrito por Redação , seguranca@svm.com.br
álcool em gel Granjeiro
Legenda: Município teria adquirido três mil litros de álcool em gel no ano passado
Foto: Marcello Casal Junior/Agência Brasil

O Ministério Público do Ceará (MPCE) deflagrou, na manhã desta quinta-feira (22), a Operação Mãos Limpas, que investiga supostas fraudes na compra de álcool em gel pela Prefeitura de Granjeiro. Um empresário e um agente público foram alvos de mandados de busca e apreensão nos municípios de Fortaleza e Juazeiro do Norte.

Segundo a Promotoria de Justiça de Granjeiro e do Grupo Especial de Combate à Corrupção (Gecoc), a Polícia Civil cumpriu os mandados na empresa e nas residências dos suspeitos, que não tiveram as identidades reveladas.

O órgão apura a suspeita de fraudes em processos de dispensa licitatória e de superfaturamento na compra de 3 mil litros de álcool em gel. O material de higienização foi adquirido pela gestão municipal de Granjeiro em 2020.

Há indícios ainda de que a contratação teria sido direcionada de forma ilícita para uma empresa da Capital. Entre a conduta irregular, estão a montagem fraudulenta do processo, dispensa e falsidade nos atestados de recebimento dos produtos.

Na avaliação do promotor de Justiça Rafael Couto, as suspeitas tratam-se de "sérios indícios de ilícitos contra os cofres públicos municipais". 

O que diz a prefeitura

Em nota, a prefeitura informou que as irregularidades ocorreram na gestão anterior. Leia o texto:

"A Prefeitura Municipal de Granjeiro, em nome do Prefeito Chico Clementino e do Vice-Prefeito, Kleber Freitas, vem a púbico esclarecer que a recente 'Operação Mãos Limpas', desencadeada pelo Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE) no município, não tem nenhuma relação com ações da atual administração Governo do Povo.

A referida operação apura fatos denunciados ao MPCE, em abril de 2020, portanto, atos daquela gestão municipal, tratando de “apurar suspeita de fraudes em processos de dispensa de licitação e de superfaturamento na compra de 3 mil litros de álcool em gel”, à época, amplamente divulgada pela imprensa do Ceará. Portanto, todos os atos da investigação e apuração são referentes àquela gestão, cabendo à Prefeitura de Granjeiro, no presente momento, fornecer as informações necessárias ao processo. A atual gestão preza pela transparência, respeito ao bem público e ao povo de Granjeiro", diz documento. 

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.
Assuntos Relacionados