Inquérito sobre ação da PM que deixou três feridos no Ceará ainda não foi concluído após dois meses

Os soldados envolvidos na ocorrência seguem em liberdade e afastados das suas funções. O processo está parado há pelo menos 45 dias

Escrito por Emanoela Campelo de Melo , emanoela.campelo@svm.com.br
pm intervencao
Legenda: Um dos policiais envolvido na intervenção foi filmado já em uma unidade hospitalar
Foto: Reprodução

Passaram dois meses desde o dia que policiais militares feriram três pessoas em Hidrolândia, no Interior do Ceará, em uma ação considerada "desastrosa" pelos familiares das vítimas e denominada como "lamentável episódio" pelo governador do Estado, Camilo Santana. 60 dias depois, o Inquérito Policial Militar (IPM) que apura a atuação dos agentes na ocasião ainda não foi concluído.

Os soldados José Ferreira da Silva Filho e Jonas Ferreira Soares seguem em liberdade por decisão do Judiciário. A Polícia Militar do Ceará (PMCE) não informou os porquês de até agora não ter finalizado a investigação. Enquanto isso, o processo está parado há pelo menos 45 dias. 

Na seara administrativa, também está em andamento o processo disciplinar que apura a conduta dos praças. De acordo com a Controladoria Geral de Disciplina dos Órgãos de Segurança Pública e Sistema Penitenciário (CGD), o processo está em fase de instrução e os policiais militares encontram-se afastados das suas funções.

Os PMs seguem proibidos de acessar o limite territorial do município de Hidrolândia

Os familiares das três vítimas baleadas durante a intervenção policial dizem não desistir da Justiça para o caso. Dentre os feridos estavam Pedro Henrique Peres, de 21 anos; e a namorada Amanda Carneiro, grávida de gêmeos, estavam no carro abordado pelos agentes. A mulher escapou dos disparos, mas Pedro foi atingido e está com sequela em um dos olhos e em uma das pernas. 

Legenda: Trecho publicado pelo governador no dia seguinte ao ocorrido
Foto: Reprodução/Instagram

Um parente do jovem alvejado ouvido pela reportagem reclama da demora e afirma que: "causa estranheza e perplexidade o procedimento policial de apuração do fato ainda não ter sido concluído. É angustiante essa demora. Justiça tardia é injustiça qualificada, já dizia Rui Barbosa. Enquanto isso, às vítimas e suas famílias ainda tentam superar os traumas físicos e psicológicos deixados. A ação desastrosa é inconsequente dos policiais precisa ser respondida à altura para que outros casos assim não ocorram". 

O Estado tem que dar uma resposta às vítimas, às suas famílias e à sociedade. Enquanto essa resposta não for dada, as feridas permaneceram abertas"

Veja também

Além dos dois jovens, uma criança de 10 anos foi baleada. Todos eles saíam de um campo de futebol e estavam dentro de um veículo quando foram alvejados a tiros. As vítimas foram socorridas ao hospital e a criança teve que passar por cirurgia para retirada da bala. As defesas dos PMs não foram localizadas pela reportagem.

 

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.
Assuntos Relacionados