Washington Goes derrota a prefeita Inês Arruda
O resultado contraria a pesquisa do Ibope, do último dia 25, que indicava Inês reeleita com 49% dos votos
A apuração demorou a começar em Caucaia. As primeiras urnas só chegaram às 18h20. Mas antes mesmo de começar a contagem, já circulava nas ruas o boato, confirmado duas horas depois, de que o candidato do Partido Republicano Brasileiro (PRB), Washington Goes, vencera a prefeita Inês Arruda nas urnas. O resultado contraria a pesquisa de opinião do Ibope, divulgada no último dia 25 de setembro, que mostrava Inês à frente com 49% das intenções de voto, contra 40% de Dr. Washington. O terceiro candidato, Zé do Carmo (PTC) tinha somente 3%.
Do lado de fora do grêmio da Caucaia, onde ocorreu a apuração, bandeiras e adesivos de Washington estavam por todos os lados. A rua ficou tomada de partidários do prefeito eleito. Também pudera; a residência de Washington está localizada ao lado do grêmio. Ele nem saiu de casa para acompanhar a apuração. Ficou em casa, com amigos, a família e centenas de eleitores.
A prefeita e candidata, Inês Arruda, também não apareceu com seus correligionários no grêmio. Até mesmo os vereadores não tiveram motivação para a contagem de votos. A comemoração se concentrou em torno de Washington, do lado de fora, e ninguém fazia questão de verificar a apuração.
Os eleitores da sede, onde Washington era o preferido, afirmavam não estar surpresos. Diziam já prever tal resultado. Já nas regiões de sertão e praia, a estimativa era de que Inês liderasse os votos.
De acordo com o Juiz da 37ª Zona Eleitoral de Caucaia, Antônio Carlos Klein, a apuração demorou a ser iniciada por conta da rota das kombis e vans que foram buscar as urnas. “Nos anos anteriores, não tinha essa rota e as seções mais perto chegavam mais cedo”.
Mesmo com a demora, a apuração foi considerada rápida pelo juiz, pouco depois das 8h30, cerca de 90% das urnas já haviam sido apuradas. “A espera maior não é pela leitura das disquetes, mas para a transparência das informações ao Tribunal Regional Eleitoral”.
Caucaia possui 167 mil eleitores e teve 120 locais de votação, divididos em duas zonas eleitorais. O juiz disse que, em cada seção, havia olheiros dos candidatos.
RENATA BENEVIDES
Repórter
ENQUETE
O que o eleitor espera de um candidato?
Ana Maria Rodrigues
33 ANOS
Servidora
Ao escolher para quem iria o meu voto, eu esperava uma continuidade no trabalho. Que Deus abençoe quem ganhar
Isabel Cristina Moraes
26 ANOS
Secretária
Caucaia tem muito o que melhorar, na saúde, urbanização, limpeza pública. Para mim, a gente precisa de mudança.