Militância e lideranças petistas percorrem periferia de Fortaleza
Durante carreata, centenas de veículos seguiram por bairros como Barra do Ceará e Pirambu. Reunidos no ato, os principais nomes do partido do Ceará declararam otimismo e defenderam a reviravolta de Haddad nas urnas
Virada é a palavra de ordem entre militantes e lideranças do Partido dos Trabalhadores neste momento final de campanha. Movidos pelo crescimento de Fernando Haddad nos últimos dias, de acordo com os principais institutos de pesquisa, os apoiadores declararam otimismo durante a última manifestação pública de apoio ao petista em Fortaleza, uma carreata que teve concentração, na Avenida Alberto Craveiro em frente ao Castelão.
Para o governador do Ceará, Camilo Santana (PT), presente ao evento, "estamos virando no Brasil todo". Essa possível reviravolta "começou pelo Ceará, quando Haddad esteve aqui e, agora, se espalhou pelo Brasil inteiro. Já estamos ganhando em quase todas as capitais", disse.
O coordenador de campanha de Haddad, no Ceará, deputado federal reeleito José Guimarães (PT), endossou a expectativa positiva. Segundo ele, "o povo está nas ruas, nós estamos montando todo um aparato em Fortaleza e no Interior para garantir, no Ceará, 70% dos votos".
As declarações vieram após uma semana de frustração para petistas pela falta de apoio claro à campanha por parte de Ciro Gomes (PDT). Ainda assim, para Guimarães, o assunto "é página virada. Nós não estamos mais preocupados com isso, não. Nós tentamos juntar todos os democratas do País, ele (Ciro) não veio, mas tudo bem, vamos pra luta e vamos ganhar com Ciro ou sem Ciro", afirmou.
Camilo e Guimarães participaram da carreata ao lado de diversas outras lideranças do PT, como Luizianne Lins, deputada federal reeleita, Salmito Filho, presidente da Câmara dos Vereadores de Fortaleza, eleito deputado estadual, e Elmano de Freitas, deputado estadual reeleito. Militantes de várias idades também participaram do momento, de crianças a idosos.
São Paulo
O ato reuniu manifestantes em carros e motos e contou também com adesivaço. Com bandeiras vermelhas pró-Haddad e, também, pró-Lula, além de fogos de artifício, a carreata seguiu pelas principais vias de bairros da periferia da cidade como José Walter, Mondubim, Siqueira, Pici, Barra do Ceará e Pirambu. O movimento terminou no final da Avenida Leste-Oeste já na noite deste sábado (27).
O último dia de campanha do presidenciável Fernando Haddad (PT) foi marcado por ato em uma das maiores comunidades de São Paulo, Heliópolis, na zona sul do Estado. Na caminhada, na tarde de ontem, a militância foi estimulada a vestir branco em nome de uma cultura antiviolência. Durante o movimento, o petista agradeceu o apoio. "Eu terminei a campanha aqui porque sei que, se virar em São Paulo, eu viro no Brasil", declarou o petista.