Em primeira propaganda no rádio e na TV, candidatos destacam carreira política e citam Camilo

Propaganda eleitoral deve ocorrer até dia 12 de novembro

Escrito por Redação ,
propaganda
Legenda: Candidatos destacam propostas no início da propaganda eleitoral dos candidatos no rádio e na TV

No primeiro dia de propaganda eleitoral gratuita no rádio e na televisão, nas eleições municipais de 2020 no Ceará, a disputa pelo apoio e o uso da imagem do governador Camilo Santana (PT) esteve em evidência no espaço dos candidatos à Prefeitura de Fortaleza, Sarto Nogueira (PDT) e Luizianne Lins (PT). No rádio, os conteúdos foram veiculados nesta sexta-feira (9), às 7h, e na televisão, ao meio-dia.

No rádio, Capitão Wagner (Pros), primeiro na ordem dos candidatos, citou a carreira política como vereador e deputado, mas também o trabalho como policial rodoviário federal e professor. Wagner destacou ainda verbas destinadas à saúde que conseguiu “junto ao governo federal” em 2020. O candidato afirmou não ter “padrinho político”.

Já na televisão, o deputado federal também prestou solidariedade às vítimas da Covid-19 em Fortaleza, e citou parceria com o Governo Federal para trazer dinheiro para a saúde na Capital. 

> Horário no rádio e TV começa nesta sexta-feira e deve fortalecer campanhas

Também enfatizando a luta política na carreira, mas como sindicalista, o candidato Anízio Melo (PCdoB) afirmou ter conseguido dinheiro para saúde e educação com a defesa do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb). Anizio não veiculou programa eleitoral na televisão.

Sarto Nogueira (PDT), dono do maior tempo do horário eleitoral, com quatro minutos, utilizou o momento para reforçar que vai dar continuidade ao trabalho executado pelo prefeito Roberto Cláudio. Além de citar que foi vice-líder do Governo de Camilo Santana (PT), a propaganda do postulante ainda citou o Poder Executivo do Estado outras duas vezes, reforçando a associação com a gestão do governador.

Já na televisão, o pedetista não chegou a citar o nome do governador na propaganda. Ele se apresentou como candidato, lembrando a carreira profissional e política na cidade. O prefeito Roberto Cláudio apareceu no programa prometendo que o pedetista dará continuidade ao atual governo.

No rádio e na televisão, a gestão como ex-prefeita de Fortaleza foi destacada no tempo de 1 minuto e 11 segundos de propaganda da candidata Luizianne Lins (PT), além da carreira como vereadora, deputada estadual e federal. Ela também mencionou dar continuidade às ações positivas da Prefeitura de Fortaleza. A candidata citou ainda a "participação direta" de Camilo em obras municipais.

Heitor Freire (PSL) decidiu incluir apenas o jingle da campanha nos dois veículos para se apresentar aos eleitores no primeiro horário eleitoral gratuito, com menções de “segurança” e “mais emprego”.

Célio Studart (PV) afirmou em seus 11 segundos de propaganda, o menor tempo concedido entre os candidatos, que Fortaleza “precisa de um prefeito que cuide dos animais” e “inclua as pessoas com deficiência”. Na televisão, ele fez críticas às campanhas milionárias. 

O candidato do Psol, Renato Roseno, divulgou o lema da campanha também através de um jingle: “por uma Fortaleza mais inclusiva, solidária e ecológica”. O deputado estadual, que também concorre ao Palácio do Bispo, tem 18 segundos de propaganda eleitoral. Na televisão, o candidato falou da necessidade de mudar a política para garantir saúde, educação, oportunidades.

O último candidato do horário eleitoral, Heitor Férrer (Solidariedade), com 1 minuto e 2 segundos ressaltou, no rádio e na televisão, seu trabalho como médico atendendo comunidades da Capital. O tempo dele também foi utilizado para contar a história de vida da família e o compromisso com os estudos.

Samuel Braga (Patriota), apesar de ter 17 segundos disponíveis, não veiculou propaganda nesta sexta-feira. Paula Colares (UP) e José Loureto (PCO) não possuem espaço no tempo de televisão e rádio gratuito.

Horário Eleitoral

O horário eleitoral gratuito das eleições municipais de 2020 vão até o dia 12 de novembro. Além da rádio, os candidatos terão tempo de televisão e inserções ao longo do dia. Candidatos ao posto de vereador também têm direito ao tempo gratuito de propaganda.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.
Assuntos Relacionados