O Cumprimento das Normas Sanitárias: Um Compromisso Coletivo

Escrito por Arcelino Calado ,
Arcelino Calado é diretor Comercial da iCleanPro
Legenda: Arcelino Calado é diretor Comercial da iCleanPro

O cumprimento das normas sanitárias é fundamental para garantir a saúde e a segurança de trabalhadores e consumidores. Essas diretrizes, estabelecidas por instituições reguladoras, como a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), são aplicadas em todo o país por meio das agências estaduais e municipais.

Diante do cenário político atual, a nova gestão municipal deve implementar políticas eficazes que integrem a vigilância sanitária aos serviços de saúde. Isso implica no fortalecimento das inspeções, especialmente em hospitais e postos de saúde.

Para assegurar que as normas de limpeza e desinfecção sejam rigorosamente seguidas, é essencial que a gestão priorize tanto a fiscalização quanto o treinamento dos profissionais envolvidos na fabricação, distribuição e uso de materiais de limpeza.

Os treinamentos são cruciais para garantir a segurança dos trabalhadores, capacitando-os a solicitar os insumos necessários, como os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs). Luvas, máscaras e aventais devem ser fornecidos para protegê-los e minimizar o risco de contaminação cruzada.

Já as normas abordam aspectos como formulação, embalagem, armazenamento e rotulagem dos produtos de limpeza. Os rótulos devem incluir informações detalhadas sobre composição, modo de uso, cuidados necessários e potenciais riscos à saúde, orientando os consumidores.

As empresas que fornecem materiais de limpeza têm um papel vital na redução de acidentes domésticos e ocupacionais, garantindo uma rotulagem adequada que orienta sobre os cuidados no uso dos produtos e evita reações químicas indesejadas e possíveis vazamentos.

Além disso, as instituições locais estão sempre supervisionando o uso dos materiais pelos profissionais da área, contribuindo para o manuseio seguro e a conscientização sobre os riscos associados ao uso inadequado desses produtos.

Por fim, o descarte dos produtos é uma responsabilidade importante, com normas específicas para esse processo. Essas medidas visam minimizar os impactos ambientais e prevenir contaminações de corpos d'água e solos. O cumprimento das leis gera impactos positivos e significativos, promovendo benefícios para a saúde, o meio ambiente e a economia.

Arcelino Calado é diretor Comercial da iCleanPro

Máyra Thé e Jonatan Herculano  são sócios da 3up
Máyra Thé e Jonatan Herculano
06 de Novembro de 2024
Rutenio Florencio é CEO do Instituto Pensando Bem
Rutenio Florencio
04 de Novembro de 2024
Professor Aposentado da UFC
Gonzaga Mota
01 de Novembro de 2024
Gustavo Caetano é CEO e fundador da Samba
Gustavo Caetano
30 de Outubro de 2024
Matheus Brito é sócio-diretor da Unijuris
Matheus Brito
29 de Outubro de 2024