Crescimento, desenvolvimento e riqueza

Sonho que o Ceará seja o primeiro lugar do planeta a libertar seu povo da fome

Escrito por
Romeu Aldigueri producaodiario@svm.com.br
Presidente da Assembleia Legislativa do Ceará (Alece)
Legenda: Presidente da Assembleia Legislativa do Ceará (Alece)

Crescimento, desenvolvimento e busca por riquezas são aspectos que toda gestão pública persegue em função das muitas necessidades que surgem, dos muitos desafios que a história nos impõe. Principalmente quando olhamos para nosso Nordeste cujas oportunidades nos faltaram, se comparado ao Sudeste do Brasil.

Portanto, instado que fui, por esse grande jornal, a escrever o que espero de 2025, o que tenho a dizer é que quero desenvolvimento para os cearenses. Isso significa a concretização de políticas públicas em andamento. Duas delas tenho afeto pessoal: Ceará sem Fome e universalização das escolas de tempo integral.

Sonho que o Ceará seja o primeiro lugar do planeta a libertar seu povo da fome. Porque a falta de alimento em um país com recordes de produção alimentar, é, além de injusta, revoltante. Não só do ponto de vista humanístico, mas também social. Alimento é condição básica para a competitividade, a cidadania e a produtividade.

Em relação ao ensino integral, o Ceará se coloca como referência mais uma vez. Mostramos que é possível ser público e ter qualidade. Ser público e ser digno do público. Agora queremos chegar a todos. Uma revolução silenciosa. Da Assembleia legislativa, acompanharei tudo, irei a tribuna contribuir com esse processo. E aqui abro espaço para outra coisa que espero de 2025: uma atuação democrática perceptível para as pessoas. 

Precisamos falar sobre democracia a partir de abordagens básicas. Porque os processos de desinformação potencializados pelos algoritmos ameaçam a saúde mental, a participação cidadã e as construções civilizatórias. Mas o falar sobre democracia demanda o fazer democrático. E é com respeito às pessoas e aos ritos do cotidiano que mostraremos o quão é necessário manter a evolução do estado de direito.

Que em 2025 não aceitemos a falácia de que é fácil fazer gestão, que a política não resolve os problemas com um passe de mágica porque não quer. O Ceará é exemplo de políticas públicas bem-sucedidas e espero que esse ano mais gente se orgulhe de tantos bons resultados que estamos colhendo. E em relação aos nossos problemas históricos, que possamos entendê-los e enfrentá-los, sem fake-news, com coragem e respeito à população. Enfim, que 2025 seja de crescimento, desenvolvimento e busca por riquezas.

Jornalista
Gregório José
31 de Dezembro de 2025
Jornalista
Gilson Barbosa
31 de Dezembro de 2025
Jorge Bheron Rocha é defensor público
Jorge Bheron Rocha
30 de Dezembro de 2025
Luccas Conrado é advogado
Luccas Conrado
29 de Dezembro de 2025
Jornalista
Valdélio Muniz
29 de Dezembro de 2025
Tatiana Oliveira é cientista da computação
Tatiana Oliveira
28 de Dezembro de 2025
Jônatas Lima é engenheiro eletricista
Jônatas Lima
27 de Dezembro de 2025
Salomão Araújo é executivo
Salomão Araújo
26 de Dezembro de 2025
Jornalista
Gilson Barbosa
24 de Dezembro de 2025
Consultor pedagógico e professor
Davi Marreiro
23 de Dezembro de 2025
Jornalista
Valdélio Muniz
22 de Dezembro de 2025
Jornalista
Gilson Barbosa
22 de Dezembro de 2025