Ciclone com ventos de 250 km/h atinge Vanuatu, no Pacífico

Ao menos oito pessoas morreram, mas a expectativa das equipes de resgate é que o número possa atingir dezenas

Escrito por Folhapress ,

A passagem de um ciclone com ventos de até 250 km/h devastou Vanuatu, país formado por um conjunto de ilhas no oceano Pacífico.

Relatos de organizações humanitárias apontam que a capital do país, Porto Vila, ficou completamente destruída. Casas foram destelhadas e árvores foram arrancadas pela força do vento. Testemunhas disseram terem visto ondas com oito metros de altura.

A energia elétrica e as comunicações permanecem cortadas em todo o país. Segundo as equipes de resgate locais, serão necessárias várias horas até que seja possível ter uma ideia clara da situação.

No último minuto, o ciclone Pam mudou de trajetória e golpeou a capital, Porto Vila, com mais violência do que se esperava. Os moradores passaram a noite em abrigos improvisados.

Vanuatu tem cerca de 260 mil habitantes, fica a 2.000 quilômetros da costa da Austrália e é integrante da comunidade britânica. O país é considerado um dos mais pobres do mundo.

O fenômeno teve categoria cinco, o nível máximo na escala que avalia os ciclones. "Embora ainda seja muito cedo para dizer com certeza, informações preliminares estão indicando que esse desastre natural pode ser um dos piores na história do Pacífico", afirmou, em nota, a diretora-executiva do escritório do Unicef na Nova Zelândia, Vivien Maidaborn.