Ferroviário perde e é rebaixado para Série D de 2023 com uma rodada de antecedência

O time coral foi superado pelo Volta Redonda e não pode mais sair do Z-4

Legenda: O Ferroviário perdeu para o Volta Redonda por 2 a 1 pela 18ª rodada da Série C
Foto: Lenilson Santos / Ferroviário

O Ferroviário Atlético Clube está rebaixado à Série D do Brasileiro de 2023. Com a derrota para o Volta Redonda neste domingo (7), por 2 a 1, no Estado do Rio de Janeiro, o time coral não tem mais chances de deixar o Z-4 da Série C de 2022, restando uma rodada para o fim da 1ª fase da competição.

A péssima campanha encerra uma sequência de quatro anos consecutivos na 3ª divisão desde o título da Série D de 2018. A equipe sempre oscilou na competição e nunca conseguiu avançar ao mata-mata. Na atual temporada, a queda chega com mudança de regimento do torneio nacional.

O ano vigente marca o início de uma etapa de pontos corridos na Série C, com 20 times. Restando um jogo, contra o Ypiranga-RS, sábado (13), às 17h, no estádio Presidente Vargas (PV), o Tubarão da Barra está na vice-lanterna, com 16 pontos. O 1º clube fora do Z-4 é o Floresta, com 20.

Em campo

Na partida decisiva, o Ferroviário iniciou tentando sustentar o resultado inicial - que evitava o rebaixamento antecipado - e sustentando a pressão dos donos da casa. Aos 27 do 1º tempo, no entanto, Iran recebeu na entrada da área e colocou o Volta Redonda na frente no placar: 1x0.

O Tubarão da Barra respondeu no lance seguinte, em gol anulado de Edson Cariús por impedimento - assim, o panorama foi mantido no 1º tempo. Na volta do intervalo, o Tubarão da Barra buscou a igualdade e acelerou as linhas altas. Aos 22, Ruy acertou o ângulo e deixou tudo igual: 1x1.

O cenário foi alterado aos 34, quando Pedrinho sofreu falta do zagueiro Vitão na entrada da área, resultando na expulsão do zagueiro coral. Na cobrança, o atacante superou a barreira e garantiu a vitória no Rio de Janeiro. O Ferroviário foi rebaixado, e o Voltaço se classificou para a 2ª fase.

Escalações  

  • Volta Redonda | Dida; Wellington Silva, Iran, Thomás e Luiz Paulo; Danrley (Pedro Tomas), Mauro Gabriel (Marcelo Gama) e Caio (Matheus Alessandro); Pedrinho, Wendson (Igor Bolt) e Rafhael Lucas (Lelê). Técnico: Rogério Corrêa. 
  • Ferroviário | Jean; Marcos Martins, Vitão, Fredson, Mateus Pivô e Matheus Reis (Matheus Anderson); Alemão, Dudu (Gabriel Neto) e Reinaldo (Ruy); Edson Cariús e Ian. Técnico: Francisco Diá.

Ficha técnica | Volta Redonda 2x1 Ferroviário

  • Competição: Série C - 18ª rodada da 1ª fase.
  • Local: Estádio Raulino de Oliveira, no Rio de Janeiro.
  • Data e horário: 7/08/2022, às 20h (de Brasília).
  • Gols: Iran aos 27' 1ºT (1x0), Ruy aos 22' 2ºT (1x1) e Pedrinho aos 35' 2ºT (2x0).
  • Cartões amarelos: Dudu, Alemão, Ian e Matheus Pivô (Ferroviário); Danrley, Pedrinho e Wendson (Volta Redonda).
  • Cartão vermelho: Vitão (Ferroviário).