Com um a menos, Ceará empata com o Santos fora de casa pela Série A

Partida de hoje foi disputada na Arena Barueri

Legenda: O Ceará fez bom primeiro tempo, criando boas chances, mas com um a menos na etapa final, precisou segurar o resultado
Foto: Felipe Santos/CearaSC

O Ceará arrancou um empate em 0 a 0 com o Santos na Arena Barueri (SP), na noite deste sábado (21), pela 7ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro. O Vovô jogou com um a menos desde os 19 minutos do 2º tempo após expulsão de Richard Coelho.

Com o resultado, o Vozão chega aos 5 pontos, ainda na zona de rebaixamento. A diferença para o primeiro time que sai da zona é de 1 ponto, para o Athletico/PR.

Próxima rodada

Pela 8ª rodada da Série A, o Vozão volta a jogar fora de casa, no sábado (28), contra o São Paulo, no Morumbi, às 19 horas.

Mas antes, o Ceará tem decisão na Sul-Americana, na quarta-feira (25), às 21h30, contra o Independiente/ARG, em Avellaneda. O Alvinegro pode até perder por um gol de diferença que avança para a 2ª Fase.

 

1º tempo movimentado

 

A partida começou com o Santos pressionando o Ceará, abusando da velocidade de seus jogadores. Mas depois de alguns minutos de mais aperto, o Vovô foi ficando à vontade no jogo, criando as duas melhores chances. E foram muito claras: a primeira em chute de Mendoza que João Paulo defendeu com o pé, e aos 13 minutos, Richard bateu forte e colocado, com o goleiro do Santos fazendo grande defesa.

Após o melhor momento do Ceará, o Santos acelerou o jogo, pressionou e levou algum perigo, em finalizações de longe. 

Na melhor chance, esta dentro da área, aos 26 minutos, Zanocelo se livrou dos marcadores, deixou para Marcos Leonardo, que perdeu gol feito.

Na reta final do 1º tempo, o Ceará voltou a criar boas jogadas e levou perigo quatro vezes. Mendoza perdeu boa chance após passe por elevação de Erick, batendo em cima de João Paulo, e na segunda, o colombiano retribuiu em passe rasteiro, e Erick quase desvia, com João Paulo defendendo.

Aos 42 minutos, Lima bateu falta e João Paulo espalmou. Na última chance do 1º tempo, aos 44, Richard arriscou e mandou por cima. 

 

Expulsão e raça

 

O segundo tempo começou equilibrado, com Santos e Ceará alternando ataques. Na primeira chance do time da casa, Léo Baptistão mandou perto do gol de João Ricardo, e Zé Roberto respondeu para o Vovô, mandando pra fora.

Depois disso, o Alvinegro praiano passou a dominar e perdeu ótimas chances, com Marcos Leonardo, e uma incrível, aos 7 minutos, com Angulo perdendo gol feito, já sem goleiro após passe de Léo Baptistão.

O Santos continuou melhor e aos 11 minutos, Léo  Baptistão marcou o gol, mas o árbitro anulou por falta no lance, após consulta ao VAR.

 

Legenda: Mendoza foi um dos melhores do Ceará em campo, principalmente na etapa inicial
Foto: Felipe Santos/CearaSC

 

Após o gol anulado, o time santista continuou melhor, e Léo Baptistão exigiu grande defesa de João Ricardo, aos 17 minutos.

Foi quando Sávio Pereira Sampaio foi ao VAR e expulsou o volante Richard Coelho, do Ceará, alegando agressão em Jhojan Julio.

Com um a menos, o Ceará passou a se defender, já com Richardson no lugar de Erick, fechando o meio.

Na reta final de jogo, o Vovô recuou as linhas e tentou explorar os contra-ataques. Em uma das tentativas, Nino lançou Cléber, mas o goleiro João Paulo tirou de carrinho.

Com 9 minutos de acréscimos, o Ceará precisou se defender muito - e com muita raça - para segurar o resultado, e conseguiu, saindo de Barueri com um importante ponto fora de casa pela Série A.

 

 

Como foi o jogo Santos 0x0 Ceará

 

 

 

 

ESCALAÇÕES

Santos: João Paulo; Madson, Maicon, Eduardo Bauermann e Lucas Pires; Rodrigo Fernández, Vinícius Zanocelo, Angulo e Jhojan Julio; Léo Baptistão e Marcos Leonardo. Técnico: Fabián Bustos

Ceará: João Ricardo; Michel Macedo, Messias, Gabriel Lacerda e Bruno Pacheco; Rodrigo Lindoso, Richard Coelho, Erick, Lima, Mendoza e Zé Roberto. Técnico: Dorival Junior

 

FICHA TÉCNICA | Santos x Ceará

Campeonato Brasileiro - Série A
Local: Arena Barueri, em Barueri (SP)
Data/Horário: 21 de maio de 2022, às 18h30
Árbitro: Savio Pereira Sampaio (DF)
Assistentes: Daniel Henrique da Silva Andrade (DF) e Lucas Costa Modesto (DF)
VAR: Leone Carvalho Rocha (GO)