Oportunidade que bateu à porta

Três jovens da base, Robinho, Buiú e Sanches atuaram juntos pelo clube na Série B e o técnico Silas quer mais

Escrito por
Legenda: O atacante Robinho é o atleta oriundo da base que mais teve oportunidades este ano entre os profissionais, mas ainda é cobrado pela torcida
Foto: FOTO: BRUNO GOMES

Muito se cobra do Ceará a utilização dos jogadores das categorias de base entre os profissionais. Ainda mais após o investimento em estrutura para a garotada, com a aquisição e utilização do Centro de Treinamento Luís Campos, Cidade Vozão.

Embora o trabalho no CT esteja apenas em seu início - o equipamento foi inaugurado em fevereiro de 2014 - o clube tem a política de aproveitar as revelações para o time profissional.

E na atual temporada, três jogadores: o lateral-direito Buiú, o lateral-esquerdo Sanches e o atacante Robinho, já tiveram algumas chances e até chegaram a atuar juntos na última terça-feira, pela Série B do Campeonto Brasileiro, no empate por 1 a 1 contra o CRB, no Estádio Presidente Vargas.

Os três entraram no segundo tempo de jogo e os laterais tiveram a aprovação do torcedor, com Robinho sendo o mais cobrado por ser atacante.

O técnico do Vovô, Silas, ressalta o trabalho integrado entre os departamentos de futebol amador e profissional.

"É o trabalho do Anderson Batatais (coordenador da base do Ceará) na base, integrado com o nosso, dos profissionais. Para a lateral direita temos o Buiú, para a esquerda o Sanches, para o meio o Alan e o ataque o Robinho. O Alan ainda não teve sua chance de jogar, mas terá, enquanto os outros estão tendo a chance e vêm correspondendo. É assim, as oportunidades vão aparecendo e eles precisam estar prontos lá", afirmou.

Para o treinador, essa integração significa também realizar treinos entre os garotos da base e profissionais, útil para observá-los e dar ritmo aos atletas que vem jogando menos.

"O Ceará não montou o CT para todos dizerem que é bonito. Claro que não. O clube trabalha para revelar jogadores. Além disso, a gente leva o juvenil para jogar contra os profissionais. Na última semana, eles fizeram um baita jogo. Eu posso testar os meninos e ainda observar jogadores como Baraka, Eloir, Ricardo Conceição, Wellington Carvalho. E tem muita joia que está escondida lá na base. Cabe a nós dar a oportunidade e trabalhar".

Sobre o trio

O vice-presidente do Ceará, Robinson de Castro, analisa a utilização dos três jogadores que já testou entre os profissionais.

"O Robinho é uma joia a ser lapidada, assim como os outros jogadores. O Silas é muito justo nas escolhas e dá oportunidade a todos. É só mostrar qualidade. E estes garotos têm. Eles ajudarão muito, mas não irão resolver. A torcida cobra como se fossem resolver, mas isso é para os mais experientes. Eles estão lá para ajudar e crescer. Para o clube é vital revelá-los e utilizá-los".

SAIBA MAIS

Perfil do Trio

O atacante Robinho, de 20 anos e natural de Madalena (CE) é o mais experiente dos três entre os profissionais tendo atuado em 20 jogos pelo Ceará, sendo 13 só este ano e ainda sem gols marcados.

Assim como Robinho, o lateral direito Buiú foi emprestado ao Itapipoca em 2014, e aos 19 teve sua primeira chance nos profissionais do Ceará, na vitória por 3 a 0 contra o América/MG pela Copa do Brasil e voltou a jogar diante do CRB, na última terça-feira. Já o lateral esquerdo Sanches, de 19 anos, estreou pelos profissionais do Ceará na partida pela Copa do Brasil contra o Confiança, no dia 15 de abril, e voltou a jogar contra o CRB, na terça

Vladimir Marques
Repórter