José Barreto Filho é o novo presidente do Conselho Deliberativo do Ceará Sporting Club. Ele foi eleito por aclamação na noite desta quinta-feira (9) em Carlos de Alencar Pinto , sede do clube. Danilo Lopes e Jamilson Veras, anteriormente candidatos à presidência do conselho, abriram mão da disputa pelo Conselho e não integraram a chapa eleita nesta noite.
Herbet Gonçalves foi eleito o primeiro vice-presidente e Márcio Forti o segundo vice-presidente. Completam a nova mesa diretora do Conselho Deliberativo do Ceará o secretário geral Castelo Camurça e o secretário adjunto Joathan Machado. A nova diretoria terá mandato com duração de três anos, válido até 2026.
O novo presidente do conselho pediu união no clube após ser eleito.
“Eu venho aqui com uma missão. Eu fui chamado. Quando o Ceará chama, é uma convocação que nenhum de nós aqui pode faltar. Vamos nos dar as mãos em prol de um bem maior, que é o nosso Ceará. O Ceará unido, é Ceará imbatível”, disse José Barreto Filho.
Ele defende a reforma do estatuto do clube, com a inclusão do voto do sócio torcedor na eleição da diretoria executiva. Jamilson Veras e Danilo Ferreira estarão na comissão para a mudança.
"O sócio-torcedor precisa ter direito a votar. Isso será feito através de um estudo e comparativos com outros clubes que tenham esse tipo de modalidade. Se o sócio tem a obrigação de pagar para ir ao estádio, ele também vai ter o direito de votar. Isso passará por uma comissão. Trazer o torcedor do Ceará para próximo do clube. O Ceará não vive sem seu torcedor".
No momento da aclamação do novo conselho, o agora presidente em exercício, Carlos Moraes não esteve presente.
Novo momento no Vovô
Danilo Lopes, que integrava uma das chapas que concorreria ao conselho, afirmou que a chapa única atenderá demandas importantes após acordo.
“O Barreto é filho de um ex-presidente do Conselho, ele é um alvinegro que está presente em todos os momentos, esteve presente em todos os momentos do Ceará Sporting Club. Ele é um nome de consenso porque ele é um cidadão alvinegro, que consegue fazer com que una as diversas tendências, diversos pensamentos do Ceará Sporting Club em torno de um clube vitorioso e de um clube que pensa somente no torcedor”, afirmou Danilo Lopes.
Já o ex-presidente, Evandro Leitão, também falou em pacificação do Ceará:
“Estou com o sentimento de nós voltarmos a ter uma tranquilidade maior dentro do Ceará para que essa tranquilidade interna possa repercutir dentro de campo. Que nós possamos voltar a ser um clube harmonioso e que essa harmonia se converta em grandes vitórias”. Tivemos alguns momentos de dificuldades. Porém, graças a Deus, nós conseguimos o que muitos, ou a grande maioria, entendem que seja o melhor para o clube, que é a pacificação do Ceará Sporting Club através de uma chapa única, na pessoa, que tenho a honra de ser meu amigo, José Barreto de Carvalho Filho. Que ele possa ser o elo dessa união, dessa pacificação do Ceará Sporting Club, porque é isso tudo o que nós desejamos”, declarou o ex-presidente do clube.
Torcida comemora, mas também protesta
Enquanto a eleição do Conselhor Deliberativo do Ceará ocorria, torcedores do Ceará se concentraram do lado de fora da sede para comemorar a renúncia de Robinson de Castro. Com foguetório e faixas em protesto ao ex-presidente, o grupo também se maninfestou contra João Paulo, atual diretor financeiro do clube
Este conteúdo é útil para você?