A seleção masculina de vôlei estreou com derrota para a Itália por 3 sets a 1 (25/23, 27/25, 18/25 e 25/21) na primeira rodada do Grupo B dos Jogos Olímpicos de Paris-2024. O time, comandado pelo técnico Bernardinho, disputou até o fim, mas acabou sendo derrotado pela seleção europeia, atual campeã mundial.
O estreante Darlan, de 22 anos, marcou 25 pontos no confronto, mas não foi suficiente para impedir a vitória italiana, liderada por Michieletto, com 13 pontos e Yuri Romanò, com 20.
A seleção, que chegou a ter boas vantagens, em determinados momentos da partida, conseguiu realizar bons ataques, enquanto segurava o poderio italiano. Contudo, os erros de fundamento pesaram para a derrota da seleção canarinho.
COMO FOI O JOGO
O primeiro set foi bastante disputado, em uma espécia de prelúdio do que seria a partida. A seleção brasileira, que esteve a dois pontos de fechar o set, viu suas forças se esgotarem no final e a Itália fechar a primeiro quarto em 25 a 23.
O segundo set iniciou como o primeiro, mas, na segunda metade, a Itália chegou a abrir uma diferença de 4 pontos, tendo o set point. Neste momento, a seleção brasileira conseguiu reagir e virou a partida para 25 a 24, tendo ela o set point. Porém, a Itália marcou 3 pontos em sequência e fechou o segundo set do confronto.
Já no terceiro set, a equipe do Brasil - que estava contra as cordas, tendo que reverter uma diferença de 2 sets a 0 - mostrou seu poder de reação e conduziu, com tranquilidade, este quarto, tendo fechado ele em 25 a 18.
Após vir embalada de um ótimo 3º set, a equipe brasileira começou forte, mas a Itália mostrou o porquê de ser a atual campeã mundial. A primeira metade do último quarto foi bastante acirrada, com as equipes trocando ponto a ponto. Até que a Itália conseguiu abrir uma vantagem de 4 pontos, próximo ao fim do confronto, mantendo ela até o fim, fechando o set por 25 a 21, e impondo a primeira derrota do vôlei masculino brasileiro na competição.
ACOMPANHE O LANCE A LANCE DA PARTIDA