Na noite desta quinta-feira (30), o Fortaleza venceu o Bragantino por 2 a 1, no Estádio Nabi Abi Chedid, pela 36ª rodada da Série A. Com o resultado, o Leão conquistou um feito inédito ao se tornar o primeiro time nordestino a conseguir se manter na elite nacional por seis anos consecutivos na 'Era dos Pontos Corridos'.
O feito veio depois de uma sequência de muita instabilidade dentro da temporada, já que o time de Juan Pablo Vojvoda não sabia o que era vencer há 10 jogos (contando com a final da Sula).
A partir de 2006, quando a Série A passou a ser disputada por apenas 20 times, nenhum clube do Nordeste havia conseguido esse feito. O máximo de tempo que as equipes nordestinas conseguiram se manter na elite foi pelo período de cinco anos. Sport (entre 2014 e 2018), Bahia (entre 2017 e 2021) e Ceará (entre 2018 e 2022) pararam nesta barreira.
MAIS UM TABU QUEBRADO POR VOJVODA
No comando do Fortaleza desde 2021, Vojvoda se acostumou em quebrar tabus e levar o Tricolor a grandes feitos. Sob a direção do argentino, o Leão conquistou o inédito pentacampeonato cearense e o bicampeonato do Nordestão.
Além disso, ele levou o clube à Libertadores pela primeira vez em sua história pelos pontos corridos e disputou a competição por dois anos consecutivos, feitos que nenhum outro time nordestino conseguiu.